Olhando o calendário e o TEMPO ofertado pelo biênio 2020/2021 a nós humanos, concluímos que vivemos um TEMPO inédito e que nos motivou a escrever o presente texto. Olhando novamente o calendário do biênio 2020/2021, vimos dias destacados em cor vermelha, representando descanso, lazer, confraternizações, viagens, comemorações, tudo com alegria e paz, que infelizmente foram transformados em “Vermelho Ardente e Sinistro” representando tristezas, sangue, sofrimentos, lágrimas, discórdias ,fome, decepções, desespero, mortes e a cor do berço da Covid 19 (China). Um TEMPO marcado em nossos corações pelas perdas, incertezas, angustias e as determinantes SOBREVIVÊNCIA e VACINAS, sempre acompanhadas das expressões : fique em casa, lave as mãos, imunidade, use máscara, distanciamento, não abrace, evite beijos e carinhos com familiares e amigos, impondo a nós humanos racionais vivermos sobre areia movediça e que a qualquer momento poderemos desaparecer sem despedidas.

Considerando leituras, pesquisas e reflexões pessoais , o texto aborda o TEMPO, que tem muitas referências , ele passa rápido para alguns e para outros é demorado. A ideia do que fazer para aproveitar melhor o TEMPO, sempre é discutida , mesmo que sejamos escravos dele todos os dias.

Santo Agostinho (filósofo cristão): “TEMPO criado por Deus existe em nossa mente e não há nenhuma maneira real de quantificá-lo , sua medida é baseada em percepção”. Em nossa vida cada um tem o seu TEMPO e julga quando é mais produtivo, manhã, tarde ou noite, mas se você deixar de usar o TEMPO presente, criando obstáculos irreais, demorar e deixar para o dia imediato, estará cometendo a procrastinação. TEMPO vem do latim Tempu, é duração limitada das coisas; período; época; atmosférico; sucessão de dias; duração do compasso e outros (Dicionário Brasileiro Globo). Na máquina do TEMPO, você relembra o passado, vive o que acontece no presente e entende o que poderá acontecer no futuro. É viajar no TEMPO, com paradas que marcam posições, dando a certeza que o responsável pela estrada da sua vida é você e seu TEMPO. Ao julgar o TEMPO ou ser julgado pelo TEMPO, surgem adjetivos, reflexões e lições , que orientam a lidar melhor com o TEMPO que nos resta. Na vida, alma, corpo, saúde e convivência, O TEMPO dá o recado que ele é investimento para viver, criar, aprender, conhecer ,desenvolver e que também ilumina como um farol o nosso caminho para fazermos a Diferença .O que dizer sobre o TEMPO, quando não conseguimos definir o que nos move, dormimos e acordamos sob as horas descritas em todos os relógios do mundo.

Medir, comparar, lembrar e falar do TEMPO, ouvimos: Naquele TEMPO... No meu TEMPO de criança... Alimentação naquele TEMPO era... Não tinha TEMPO para... Saudades do TEMPO de escola... Corremos contra o TEMPO... O TEMPO que trabalhei na empresa foi... No TEMPO em que eu vivia com meus pais... . Perceberam que sempre tivemos TEMPO à disposição para tudo, mas que pelas atitudes, ações e aproveitamento, ele fez você se tornar no que você é. Focando a atual realidade TEMPO presente e limitado ao biênio, colocam as nossas crianças em situação negativa e muito prejudicadas, não puderam ir à escola presencialmente; sem interação social ou familiar; orientadas a não abraçar e beijar; não ir a parques, lanchonetes, cinemas, praias, viagens, festa de aniversário, à casa dos amiguinhos, dos tios e avós , com certeza futuramente dirão : No TEMPO dos anos 2020/2021 tudo era difícil... não podia... . Agora valorizamos aquele gostinho de liberdade misturada com o medo, quando colocamos máscara e vamos ao supermercado ou farmácia, o choque é grande quando deparamos com os preços da alimentação básica ; medicamentos; nas ruas pedintes ou desempregados; lojas fechadas e nas casas dos mais necessitados a fome está ali. Quanto TEMPO precisaremos para melhorar e eliminar a presente situação?? Pelas nossas ações individuais e de grupos ou pelas ações governamentais ?? Acreditamos e temos fé em Deus, bem como na ESPERANÇA e TEMPOS FUTUROS MELHORES, mas é um novo texto, que está se desenhando na nossa mente. Um próximo capítulo ... Por hora, vamos dar TEMPO AO TEMPO.

Cacilda e Luiz Sergio Hilário , casal de aposentados de Apucarana-Paraná