Londrina tem 428.919 veículos nas ruas - 246 mil são carros. É a segunda maior frota do Paraná.

Neste momento, as concessionárias de Londrina querem que a Câmara de Vereadores dê fim à lei que prevê plantio e manutenção de uma árvore a cada zero Km vendido.

O carro zero mais barato no mercado, hoje, custa cerca de R$ 70 mil para quem pode. Uma muda de árvore, com manutenção por um ano, até crescer, vale cerca de R$ 30 em média - dependendo de onde será plantada.

Em 2009, quando esta lei foi aprovada pela Câmara, Londrina alçou um novo patamar entre as cidades brasileiras. A gente sempre dá exemplo.

O objetivo seria gerar situações como essa:

- Diálogo entre cliente e concessionária, após a venda do carro:

“.... A nossa concessionária vai viabilizar uma árvore para compensar a circulação do SEU carro por um ano. Posso adicionar o custo de mais uma árvore plantada (R$ 30)? Se você topar, são duas árvores quando seu carro sair daqui - uma da nossa empresa e uma sua. Elas vão ser cuidadas em um fundo de vale ou propriedade rural de Londrina por um ano”.

Na sequência, o vendedor/vendedora entrega ao cliente um certificado das árvores para o carro e o adesivo do Projeto XYZ, criado pelas concessionárias de Londrina para, simbolicamente, neutralizar as emissões do mais novo veículo zero nas ruas.

Para marcar a ação, as concessionárias poderiam até mesmo fazer um plantio de comemoração entre os funcionários e os compradores dos 0 KM - famílias, filhos, pessoal todo em uma importante celebração ambiental.

A colaboração, a união, o meio ambiente da nossa cidade.

É sonho? A lei é sobre isso.

Uma árvore por um ano é apenas simbólico: na conta real, um veículo que roda por um ano demandaria cerca de 14 árvores para fazer frente aos poluentes emitidos.

Nós consumidores, governos, indústrias e revendas de 0 Km somos todos responsáveis pela cadeia de questões ambientais e de saúde gerada pela preferência pelos veículos.

Nos últimos 5 anos, as concessionárias da cidade, cumprindo a lei, geraram 40 mil árvores para Londrina. Relatório da Prefeitura de Londrina com uma entidade internacional mostra que entre a poluição gerada pelo setor de transportes, os veículos a gasolina e álcool que rodam em Londrina respondem por 37,18% das emissões de poluentes no município.

A conta envolve todos os veículos de passeio, por exemplo. Além disso, de toda a poluição causada pelos meios de transporte, os veículos a diesel são 34,18% das emissões deste grupo.

Londrina tem hoje apenas 20% de cobertura florestal: o mínimo recomendado para a manutenção das nossas boas condições ambientais locais seria 30%. Enquanto poluímos sem nada retornar, faltam árvores e há muito espaço vazio.

Por isso, fica o convite a você, gerente da empresa, dono ou responsável por levar o cliente até o sonho do carro 0 Km... que tal plantarmos mais árvores e não menos?

Ao apoiar o fim da lei que viabiliza uma árvore por carro 0 km vendido, deixamos de ser referência. Nos tornamos menos.

Ao mesmo tempo em que as concessionárias resistem, há transportadoras de carga de Londrina que investem na compensação de carbono das atividades de forma voluntária, para continuarem transportando mercadorias de grandes empresas nacionais que exigem a compensação.

Todos precisamos de veículos, bem como precisamos de mais árvores e mais recuperação ambiental em Londrina.

É por isso tudo que as árvores mantidas pelas concessionárias são tão importantes para Londrina. Das 50 mil árvores viabilizadas pela prefeitura de Londrina em 2022, 40 mil vieram do cumprimento da lei.

Seria infeliz acabar com uma iniciativa de plantio exemplar e que traz tantos resultados para Londrina. O que precisamos é comemorar - e ganhar mais parceiros para ampliar a iniciativa.

Gustavo Góes, gestor ambiental da Ong Meio Ambiente Equilibrado (MAE) e Felipe Chagas, advogado e presidente da Ong MAE.