Imagem ilustrativa da imagem ESPAÇO ABERTO: Para a UEl, com amor
| Foto: Roberto Custódio

Quanta saudade sentimos da amada Universidade Estadual de Londrina! Contamos as horas para o encontro que está em nossos melhores sonhos. Naquelas salas de aula compartilhamos nossas vidas muito além de acadêmicas! Será um encontro inesquecível e que guardaremos com gratidão. E amor!

São tantas coisas importantes a serem mencionadas. A história de apenas cinquenta anos destaca muitas outras. Verdadeira multidão circula todos os dias, por suas entranhas. Milhares cumprem um ritual diário de compromissos e responsabilidades dentro dos muros imaginários do campus e de suas extensões. Muitos nunca se encontrarão, mas em comum, estão agradecidos e, mesmo desconhecidos, estão unidos pelos laços do respeito. E também pelo amor!

Em todos os cursos de graduação, o projeto pedagógico prescreve como objetivo a formação profissional e humana dentro do que a sociedade espera de um centro de formação da qualidade e excelência da UEL – instituição reconhecida nacional e internacionalmente, motivo de orgulho de todos que empreendem esforços e dedicação para bem realizar os propósitos de promover o conhecimento. Sempre, com amor!

Aos estudantes há um universo a ser desbravado! Muitos jovens e outros nem tanto, ávidos pelo saber, são surpreendidos com as incontáveis possibilidades que a UEL apresenta. As tradicionais aulas, assim como os projetos de ensino e extensão são oportunidades únicas na formação. Desafios são vencidos diariamente. Novas amizades, muitas das quais se sedimentarão tornando-se verdadeiras e inestimáveis para o resto de suas vidas. Todos sabem a importância de um bom amigo, tanto na alegria, quanto na tristeza. Vivências importantes, ensinando que é fundamental aprender e compartilhar. E exercitar o amor!

Aos servidores, representa o esteio de suas vidas. Impossível pensar que qualquer um que lá trabalhe não goste de estar naquele espaço tão especial, onde convivem a história, a natureza, o conhecimento, o desenvolvimento, a inteligência, a criatividade. Talvez, alguns poucos disfarçadamente desgostem da UEL, mas passa o tempo e se intensifica ligação com tudo que a instituição representa e realiza. Muito antes do final, sucumbem aos seus encantos. Impera o amor!

Aos docentes quase não há lugar mais importante! É onde se desenvolve a ciência, com muito estudo e, às vezes, pouco reconhecimento. Sobram questionamentos! Respostas produzem novas perguntas! O entendimento de que muito conhecimento ainda é pouco! A compreensão de que o saber é relativo, pois cada um tem o seu e compartilhar é verdadeira adição que se transforma em multiplicação! É plantar e colher amor!

Sim, a UEL representa infinitas possibilidades para além de servidores, estudantes e professores. Todos fazem parte da sociedade e sua importância transcende sua principal tarefa ligada ao desenvolvimento do conhecimento e da ciência. A relação é de interdependência e o reconhecimento de toda a sociedade acontece, também, por meio de apoio e investimentos públicos e privados que, a seu tempo, retornarão para a sociedade de diversas formas: para a população, para a cidade, para a região, para o Estado, para o país, para o mundo. Em serviços para os que deles precisam, em profissionais bem formados, para um mercado de trabalho exigente, em desenvolvimento científico e tecnológico para empresas que buscam alta performance, em empreendedorismo, nas iniciativas pessoais. Tudo feito com amor.

Por tudo que a UEL representa na vida de todos e de cada um, nestes cinquenta anos comemorados no mês de outubro deste desafiador e surpreendente ano 2021, agradecemos. Com imenso amor!

Aproveitando o ensejo, parabenizamos todos os professores, a quem reverenciamos, desejando sucesso. E muito amor!

Profa. dra. Silvia Regina Tacla e profa. dra. Ana Claudia Duarte Pinheiro são coordenadora e vice-coordenadora de Colegiado do curso de graduação em Direito da Universidade Estadual de Londrina