Diabo. Será Satanás um ser indeterminado? Há muitos contos a ele associado. Em tempos atuais e conturbados será que prosear sobre é vedado? Estudar o tema é errado? Não que eu seja neste enredo interessado, mas quero entender o que é certo e o equivocado. Aprender a viver separado do que é verdadeiramente estimado do que é exagerado. A primeira questão é onde mora o diabo?

Ao inferno sabemos que foi exilado. Pelo menos é a fórmula ao cristão afiliado, o inferno é um lugar horrível e enfezado, onde os pecadores são severamente cobrados, de ações que fizeram no passado. Com advertência de fogo eterno aos castigados. Porém, a teoria deste tormento demasiado conspira contra a própria justiça e o poder de Deus sagrado.

Não é ponderado, alguém sofrer por ser condenado a toda eternidade e ter um futuro conturbado. Em vida, qualquer erro determinado, fica famigerado se a condenação supera aquele resultado. Seria assim um ato desproporcional e antiquado, frente ao fato anterior consumado. Se o mal teve um início velado, mas não terá fim fixado, significa que para Deus um erro não pode ser purificado?

É engraçado o quanto o diabo é odiado. Sem ninguém ter estudado o seu passado. Não quero fazer defesa de qualquer legado. Entendo que é preciso ter cuidado, antes de falar sobre este anjo exilado, mas ele é lembrado por eventos que não foi culpado. Ele não condena, apenas recebe o que lhe é dado, por isso, eu estudo esta preocupado.

Rezar com a boca para um lado, mas ter o coração de ódio impregnado, é prato cheio para o tal diabo. Como um bom ditado, fixo o traço de pensamento sobre existir um ser oculto e dissimulado, que é indiretamente por muitos lisonjeado. Ele aparece quando você está cansado, tira tudo o que por Deus foi forjado.

Ele não precisa ser chamado, pelo que dizem é bicho ousado e mora em cada canto deste mundo civilizado. Quando te falta luz, ele aparece bem delicado e com o tempo você é inteiro dominado. Vive dentro da mente como é predestinado, lhe convencendo a seguir um traçado que é torto e te faz um endividado.

Escrevi de modo cifrado, para quem lê pouco, entender todo o predicado. Quando colocamos sequências no modo usado, temos conteúdos melhor recheados. Queria passar o recado para todos terem cuidado com o diabo. Tenho convicção ser o momento apropriado para pensarmos sobre significados, que a vida tem nos reservados.

Escrever sobre o tinhoso é complicado. Já deixei revelado que sou obstinado, quando tenho dúvidas, para entender o significado, estudo e escrevo mais motivado para não ser um alienado. Muitos dizem ser pecado querer saber sobre o diabo. Mas, neste mundo polarizado, qualquer tema é importante ser lavrado.

Agora sossegado vi que nesta história há um magistrado, que ao diabo ele é dissociado. Entretanto, para termos o melhor julgamento é preciso a Luz estarmos conectados. E, mesmo caso pelo diabo dominados, com atos de vida negligenciados, vamos ter no céu o melhor dos advogados.

Ronan Wielewski Botelho, advogado, estudante de física (UEL) e ocupa a 15° cadeira na Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina.

***

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]