Anarquismo escatológico não pode ser chamado de golpe. Como jornalistas preparados e estudados como W. Bonner e Renata Vasconcelos podem se submeter a vontade de uma emissora e chamarem os acontecimentos do dia 8 de janeiro de golpe?

No primeiro momento, movimento em prol do Capitão - que na primeira chuva fugiu. O motivo então se tornou contra o fato do Lula ter subido a rampa, mas como tudo já tinha se tornado em fatos democráticos, acredita-se que o real motivo foi porque o Brasil perdeu a Copa.

Mas todo golpe sempre tem um líder e o herói, sem coragem, escafedeu. Imagina-se que pelo sucesso do atentado, Tite tenha secretamente sido convidado para comandar as atitudes e deu no que deu. Se tivesse acontecido naquele momento um jogo no estádio Mané Garrincha, tipo final de Brasileiro, Corinthians e Flamengo, as adrenalinas teriam corrido para o campo e o pretenso motim teria acabado ali. O povo tem energias que são extravasadas nas guerras e nos estádios. Depois que a Europa passou a fazer competições esportivas, as guerras diminuíram.

Estão querendo culpar o Capitão, nada mais injusto. O moço está agora, a exemplo de Silvio Santos, apreciando a praia feia e fria de Miami e gastando parte daqueles quilos de viagra que ele comprou para o Exército. O pobre ex-presidente que só sobreviveu e permaneceu por quatro anos por culpa da competência de Paulo Guedes, se não fosse por isso teria seguido o caminho de Collor e Dilma, porque é inábil demais. Essa qualidade que seus seguidores tanto exaltam de não roubar, não é qualidade, é obrigação que o mundo aprende na escola e com os pais.

Outros acham que foi uma estratégia de Lula para se fortalecer. Doce ilusão! Lula tem muitos defeitos, mas aprendeu com Cristo a distribuir o peixe, o pão e o circo, e é isso que o povo quer. O fato dele mentir muito, já confessou e aceitaram, tanto quem foi reeleito. Agora com a poupança feita, já não tem a necessidade de organizar grandes desvios, está mais vigiado e a qualquer desacerto, ele dança.

Ele só quer permanecer no poder. Não vai causar subtrações, pilhagens, mas o seu populismo vai estagnar o país por mais quatro anos, e se tiver saúde aos 82, por mais oito anos. O que fazer? Ministério dos Povos Indígenas com Sonia Guajajara e o da Igualdade Racial com a portadora de grande currículo ministra Anielle vão colocar o Brasil na frente do mundo

Joel Santana está sem emprego e Suzane Von Richthofen saiu da cadeia, então corremos o risco de mais ministérios serem criados. Como sabemos, o acréscimo das despesas dos cofres públicos com o aumento de ministérios, ficamos preocupados. Os USA com cem milhões de habitantes a mais tem quinze. Com certeza não estamos indo na direção dos países ricos. Qual a utilidade de tantos ministérios indevidos, em um país com fome?

Quanto às consortes, uma preocupada com os demônios das outras religiões e outra preocupada com os problemas caseiros como goteiras e vazamentos.

Por outro lado, o Capitão, mesmo com sua insciência, nunca seria fascista e o Lula na suas bravatas nunca será marxista, como Cuba a Venezuela. Temos uma democracia mais sólida e um país com muitos recursos. Se tivéssemos boas escolas saberíamos que a Escandinávia, onde já existiu pobreza, hoje é onde existe um socialismo democrático, é o povo com a melhor qualidade de vida do mundo.

Pergunta-se se as pessoas ficam chateadas porque 40% do seu salário é retirado em vida, respondem que não reclamam porque tem um grande retorno na qualidade de vida, na saúde, educação e na velhice. Fatos ainda que brasileiro desconhece.

Lula é mais esperto que o capeta, pena que não caminha para a luz.

Nelio Roberto Dos Reis, professor universitário, doutor em ciências

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]