Enfrentar o desafio de contribuir para uma instituição que vem, nos últimos anos, se amoldando à vida do terceiro milênio, tendo por referência a diversidade de estudantes de graduação e pós-graduação e de docentes é um compromisso permanente, diante das mudanças que, aos poucos a Universidade Estadual de Londrina vem absorvendo, com a permanente inovação, mais tecnológica, não menos humanística e transformadora, mantendo-se o compromisso com o ensino, pesquisa e extensão, em todos os 53 cursos de graduação, em todas as áreas de conhecimento.

A resposta institucional, desde a sua fundação até a contemporaneidade, às eventuais críticas construtivas ou não, tem sido a contínua e permanente formação de cidadãos produtivos e transformadores para viver em sociedade a fim de que contribuam com o desenvolvimento, a partir do seu conhecimento formal, ainda que não apenas dele, pois o ser humano se constrói, permanentemente e sobrevive, de muitos elementos e fatores amalgamados entre si.

Estudantes de graduação e de pós-graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado, que tiveram a oportunidade de frequentar os bancos de uma escola pública de nível superior, da envergadura das existentes no Brasil, sentem imenso orgulho desta passagem de suas vidas! Os docentes da UEL, por exemplo, assim como de outras instituições, labutam incessantemente para manter a instituição produtiva, viva e pronta para os enfrentamentos!

Desafios se impuseram em novo formato de sobrevivência imposto pela pandemia. Poucos acreditavam, na academia, que seria necessário suspender as atividades por mais de 15 dias. Desde o início com árduo trabalho virtual as discussões, reflexões, preparativos – tudo em tempo recorde para uma instituição grandiosa em números e ações – com o intuito de preparar o treinamento de docentes e estudantes para enfrentar o ensino remoto. Desconforto com a rotina, inovações forçadas, necessidade de ajuda – emocional, psicológica, econômica. Conhecidos e desconhecidos encabeçaram campanhas humanitárias. Solidariedade, empatia, companheirismo, amizade manifestadas por muitos em prol de muitos.

A dedicação de professores que se impuseram sacrifícios para aprender em tempo recorde, foi inspiradora. Alunos ávidos por se encontrar para uma boa aula, mesmo que remota, é inestimável! Compartilhar virtualmente entre os professores e entre os estudantes as dificuldades, os medos, as inseguranças, promoveu uma aproximação inesperada.

Sentir a UEL viva, mesmo distantes fisicamente foi um alento para todos. Voltamos fortalecidos! Por enquanto, afastamento social é imprescindível para reduzir a proliferação viral e diminuir a perda de vidas humanas. Basta de mortes! Sempre é tempo de vida! Avante!

Neste DIA DOS PROFESSORES rendemos homenagens a todos. Desde o ensino básico, fundamental, médio até o superior e desejamos que os desafios até aqui enfrentados – antes, durante e depois da pandemia – sejam motivo de orgulho e de confiança para continuar a enfrentar as dificuldades que eventualmente se apresentarem no Magistério.

Aos professores da UEL o nosso imenso carinho e gratidão por todo empenho e dedicação. Sempre, não apenas em razão dos surpreendentes últimos meses. Temos imenso orgulho de cada um. Sentimos gratidão por pertencermos a um grupo cujo esforço e a superação são as palavras de ordem. Incluímos nesta singela homenagem os docentes do curso de graduação em Direito, nossos colegas mais próximos, aos quais temos imensa satisfação de representar.

Nossas vidas devotadas ao conhecimento perderiam sua razão se vocês, estudantes, não estivessem nos bancos escolares para nossos encontros presenciais e, por hora, remotos. A presença de cada um, sem dúvida, faz a diferença na existência de um professor...

Nossos agradecimentos a todos aqueles que reconhecem a importância dos professores e lhes rendem homenagens.

Profa. Dra. Silvia Tacla e Profa. Dra. Ana Claudia Duarte Pinheiro é Coordenadora e Vice-Coordenadora de Colegiado do Curso de Graduação em Direito da UEL