Um quadro de servidores públicos qualificado, comprometido e motivado é crucial para a qualidade e o custo dos serviços prestados à população. A competência técnica é essencial tanto na prestação dos serviços diretos quanto na gestão de contratos e concessões, como água e transporte coletivo, garantindo mais qualidade e economia. Serviços melhores trazem satisfação e confiança ao cidadão, engajando-o para o sucesso de ações como combate à dengue.

A administração pública de Londrina, tanto direta quanto indireta, é composta por um quadro de servidores e funcionários públicos, em sua maioria absoluta, capaz e responsável, que responde às demandas da população e às atividades definidas pelas suas respectivas unidades. No entanto, apesar da burocracia ser uma característica inerente ao serviço público, há oportunidades para aperfeiçoá-lo e inovar.

A carga pela melhoria na prestação de serviços não pode recair exclusivamente sobre os servidores. O prefeito é o responsável principal por assegurar que a prefeitura conte com a melhor estrutura organizacional e administrativa. Assim como pela adoção de ferramentas tecnológicas que otimizem os processos de trabalho, eliminem redundâncias e confiram agilidade e segurança aos seus usuários – servidores e cidadãos. Uma moderna administração municipal passa pela escolha de gestores competentes para os cargos de secretários e dirigentes que, não sendo servidores de carreira, precisam, além do conhecimento técnico, entender minimamente do setor público.

Para que todos os talentos do quadro de pessoal, do secretário ao recepcionista, entreguem o melhor resultado e tenham o mesmo norte é fundamental que haja um plano da gestão publicizado, com metas, indicadores de desempenho e sistemas de monitoramento contínuo que assegurem a eficiência, a qualidade das entregas e a satisfação da população. Conforme artigo de 17/08/2024 neste Espaço Aberto, Londrina já conta com o Masterplan 2040, que deveria ser a base para os próximos planos de governo.

Envolver os servidores nos processos decisórios é essencial para fomentar um ambiente colaborativo e propício à inovação. Quando compreendem o impacto de suas funções no contexto geral da administração pública tendem a ser mais engajados e motivados. A colaboração interdepartamental é uma ótima estratégia para gerar soluções criativas e eficazes para problemas complexos. Para isso, líderes empáticos são essenciais para envolver suas equipes na definição de metas e tomada de decisões e promover maior comprometimento no ambiente de trabalho.

Para garantir uma cultura de excelência e equipes de elevada performance na administração de Londrina, é crucial adotar estratégias que promovam o desenvolvimento profissional e o engajamento dos servidores. A educação permanente é essencial para aprimorar habilidades e deve ser complementada por planos de carreira claros e estruturados. Programas de reconhecimento de desempenho e benefícios, como horários flexíveis e folgas, valorizam os servidores, melhoram o clima organizacional e incentivam a inovação e o desempenho superior.

A inovação deve ser um pilar central na gestão pública de Londrina, utilizando ferramentas como análise de dados, big data e inteligência artificial para otimizar processos, aumentar a eficiência e melhorar a prestação dos serviços oferecidos à população. A criação de plataformas digitais que facilitem a comunicação e a colaboração entre departamentos e com a comunidade deve ser prioridade, como já implementado com sucesso em cidades como Joinville (SC). Medidas que, além de fortalecer o ecossistema de inovação local, são fundamentais para enfrentar de forma multidisciplinar e eficiente os desafios complexos da cidade.

Ao adotar essas estratégias, a prefeitura de Londrina estará preparada para formar equipes de desempenho elevado, engajadas e inovadoras, capazes de enfrentar os desafios da administração moderna e de proporcionar um serviço público de excelência. Por outro lado, sem um plano de gestão claro, metas bem definidas e uma liderança comprometida, o serviço público corre o risco de desperdiçar talentos e depender exclusivamente da dedicação individual de cada servidor. Nesse cenário, a burocracia prevalece sobre a inovação, as decisões reativas dominam o serviço público, resultando na frustração tanto dos servidores e funcionários públicos quanto da população.

Adelar Motter, engenheiro agrônomo especialista em gestão pública

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