O estresse é um mecanismo de defesa, porém se não for administrado diariamente pode ser tornar algo contínuo, onde é liberado uma quantidade expressiva de cortisol e adrenalina, resultando em sérios danos à saúde. O estresse é um ciclo de ativação, estímulo e repouso. Pode-se exemplificar uma caminhada, enquanto caminha a pessoa gera uma ativação, um estímulo, porém o término da atividade provoca o relaxamento.

A administração do estresse consiste em auto percepção no sentido da pessoa detectar até onde é o seu limite. Quando se ultrapassa a capacidade de gerar produtividade e relaxamento, o corpo grita. E como se pode administrar o estresse? Primeiro é preciso se organizar internamente para que o reflexo exterior aconteça.. Conhecer os gatilhos que estimulam o estresse.

LEIA TAMBÉM:

Maneira de usar o mouse pode detectar estresse no escritório

A prevenção do estresse consiste em libertar o eu, se auto direcionar, ser estratégico para lidar com todos os momentos e contextos da vida. Descobrir as forças e as habilidades que já possui e conseguir vislumbrá-las e praticá-las. Curtir a própria companhia, se reconfigurar. Investir do que agrega pensamentos promissores. . Desfrutar dos aprendizados, possibilitando construir uma base sólida, não permitindo ser influenciado pela opinião alheia.

O piloto automático da vida, às vezes, não possibilita extrair lições e ainda impede ir de encontro com o propósito. É preciso despertar o contato consigo mesma, viver a vida mais consciente do que no inconsciente. Equilibrar os sentimentos para permitir não ficar criando expectativas incoerentes, uma vida sem pressa, com autocontrole, deixar para trás o que não acrescenta e que não faz bem, no sentido de encarar o seu eu interior e saber se posicionar diante dele.

LEIA TAMBÉM:

Mulheres são mais tardiamente diagnosticadas com TEA

Prevenir o estresse é buscar investir na sustentabilidade para olhar os episódios tristes com uma nova versão, È sempre se indagar: De que maneira está buscando encarar seus desafios? De que forma está olhando para os seus problemas? Como se manifesta para o seu mundo interno e externo? Isto só é possível quando se é capaz de entrar no seu momento presente, gerando reflexões para se habilitar a ter saídas nos desafios. A sua maior demanda deve ser despertar a curiosidade para entrar no eu interno, se apropriar de espontaneidade, conhecimento, sabedoria e coerência com admiração , fortalecendo as habilidades para construir uma vida com qualidade.

Enxergar o caminho com coragem, ousadia, prudência e emergência, não desperdiçando o tempo, aproveitando os mínimos momentos, empoderando a essência, enfraquecendo os temores no sentido de resultar em ações tangíveis, equilibrando os pontos de vista, se esmerando para reaprender e fazer diferente.

Outra direção é se comprometer com o aprendizado e conduzir todos os aspectos da vida, tornando hábil a comunicação. Outro aspecto, a organização das tarefas diárias, ganhar mais produtividade na vida profissional, espiritual, financeira. Ter autonomia para resgatar as habilidades inerentes ou aperfeiçoá-la no que for necessário.

Para finalizar meditemos no que diz William James. A maior arma contra o estresse é nossa habilidade de escolher um pensamento ao invés de outro.

Sandra Helena Brito Rodrigues, assistente social na área de saúde, pedagoga, mestre em educação, de Planaltina (GO)

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]