Deus colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade para que, a conhecendo, possa chegar à verdade plena sobre a si próprio. O papa João Paulo II afirma que “a fé e a razão” constituem as duas asas para que o homem contemple a verdade. A Igreja acredita que não existe a contraposição entre fé e a ideia da evolução. As autoridades religiosas encorajam um diálogo franco e respeitoso com os saberes e a cultura científica do nosso tempo.

Segundo Bento XVI, a Igreja reconhece a existência de um processo evolutivo, com o “envolvimento de Deus”. Mas ter fé não significa ser contra a teoria da evolução. Que bom! Mas, escuto dos meus netos que aprenderam nas escolas católicas e estória de Adão e Eva. Será que o papa não divulga suas comunicações? Será que as igrejas ao redor do mundo não escutam, não leem os comunicados da Santidade? Alguma coisa acontece. Não sei o que é!

É estranho ler: Caim teve relações com sua mulher (que mulher?), ela engravidou e deu a luz Enoque. Enoque gerou Irade, que gerou Meujael, que gerou Metusael, que gerou Lamaque. Lamaque, conservador, casou-se com duas mulheres, Ada e a outra Zilá. Estes povoaram a cidade que Cain fundou e deu o nome do filho, Enoque (com dissidentes?). Gênesis 4. Essas barbaridades estão lá. Como explicar isso?

Pior do que as crianças, são os conservadores fundamentalistas das igrejas que existem no ocidente, que atrasam os conhecimentos básicos do pouco que sabemos. São como aqueles que condenavam a fogueira os que acreditavam que a Terra não era o centro do Universo. O que fazer? Cadê os sábios das igrejas? Foram queimados em fogueiras junto com as pobres bruxas?

A Igreja, que poderia divulgar a fé cristã e explicar que não temos conhecimento para explicar a superioridade de Deus, prefere se aprofundar em dogmas e procurar o caminho do descrédito e desaparecimento. A Igreja poderia ser um centro de estudos e conhecimento, mas prefere falar em infernos, demônios e outras coisas que não mais convencem.

O Brasil, que já teve a maioria da sua população fervorosa, se não melhorar, caminha para ficar igual aos países nórdicos onde as igrejas hoje, são teatros, lojas e museus. O que é uma pena pois poderia ser cuidada e respeitada, desde que cuidasse e respeitasse os que as frequentam.

O papa Bento XVI disse uma das frases mais inteligentes para um religioso: “Nem tudo que é verdade está na Bíblia, nem toda a verdade está na Bíblia, nem tudo que está na Bíblia é verdade”. Já é um bom começo para que a Igreja dê uma guinada em direção à luz do esclarecimento.

Para evitar mais erros, é só olhar a história documentada, com fatos registrados: falsidade ideológica, quebra de celibato ( Não deveria isso ser reavaliado?), homicídio, excesso de autoridade, pedofilia acobertada, exagero de rigor como se Deus fosse sádico, venda de indulgências, infalibilidade do papa (simples mortal) e outros. É hora de procurar a verdade, ter a coragem de admitir que a Igreja é feita por homens e com isso leva nela toda a nossa limitação e falhas.

Importante deixar claro que passagens do Velho Testamento são figurativas e não representam a verdade literal. Qual Deus seria tão macabro, horrível, nefasto, com o devoto Jó? Estes, são exemplos figurativos para mostrar a fé que deveria ser inabalável.

Voltando à evolução, até os cegos enxergam os fósseis de nossos primos, que mostram contundentemente o processo evolutivo. Impossível negar.

Mas, o Homo sapiens continua cheio de testosterona, agressividade e arrogância, qualidades que fizeram a destruição, do Homo habilis, Homo erectus, e Homo neanderthalensis. Hoje ele reina sozinho, procurando também um jeito de se autodestruir.

Nelio Roberto dos Reis, professor universitário, doutor em Ciências pelo INPA.