Estaria o eleitorado mais atento aos fatosque permeiam a política local? Pelos levantamentos da Transparência Londrina, sim!


Será que a população vai responder nas urnas à tentativa de garantir a reposição de 4,36% aos próprios salários, às prisões e afastamentos de vereadores de Londrina e às mais de dez ações ingressadas pelo Ministério Público contra os membros da atual legislatura? Vejamos algumas considerações.
Estudo realizado pela Transparência Londrina mostra que 21 candidatos a vereador disputaram as últimas quatro eleições municipais, de 1996 a 2008.
Na eleição de 1996 estes 21 candidatos obtiveram 30.427 votos (17,8% dos votos válidos). Na eleição de 2008 estes mesmos candidatos obtiveram apenas 26.659, ou seja, 11,5%. Onze (50%) deles não lograram êxito em nenhuma e três venceram em apenas uma eleição. Dois conseguiram se eleger em duas eleições e apenas um venceu em todas as quatro em que concorreu.
Vale ressaltar que além destes, outros 16 participaram dos últimos três pleitos, perfazendo assim, 37 candidatos que participaram das eleições de 2000, 2004 e 2008.
Segundo dados retirados do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 26 candidatos a prefeito e 1.291 pretendentes ao cargo de vereador se registraram para disputar as eleições municipais de 1996 a 2008, sendo que muitos deles disputaram o pleito por mais de uma vez. Analisando as últimas três eleições (2000 a 2008), podemos verificar algumas movimentações em relação aos votos dos candidatos que merecem reflexão.
Das 21 cadeiras disputadas em 2000, apenas oito vereadores foram reeleitos, portanto uma renovação de 62%. Vale lembrar que no ano de 2000, os vereadores estiveram envolvidos com o processo de cassação do então prefeito Antonio Belinati, no conhecido caso da Ama/Comurb.
Em 2004, dos 18 vereadores, 11 foram reeleitos, ou seja, uma renovação de apenas 48%.
Em 2008, a Câmara esteve envolvida em uma série de escândalos em relação a seus membros, o que resultou numa renovação de 67%, ou seja, para as 19 vagas para vereadores, apenas 6 foram reeleitos.
Na última campanha eleitoral, os 11 vereadores que disputavam a reeleição tiveram uma queda importante na somatória de seus votos: passou de 43.161 votos em 2004 para 30.730 em 2008. Isso representa uma queda superior a 12 mil votos, ou seja, quase 30% dos votos obtidos em 2004.
Vale lembrar que dos 11 vereadores que disputaram a reeleição, apenas três obtiveram votação superior a 2004, havendo candidato que chegou a perder 71% dos votos, passando de 6.075 votos para 2.160 votos em 2008, não conseguindo, portanto, a reeleição. Além dos três reeleitos, outro candidato também foi reeleito, com votação menor, passando dos 5.138 votos em 2004 para 3.414 em 2008.
Estaria o eleitorado mais atento aos fatos que permeiam a política local?
Pelo que se pode notar pelos levantamentos da Transparência Londrina, sim!
Não dá para afirmar se os candidatos que aumentaram suas votações foram os melhores durante o mandato, assim como não é possível dizer se aqueles que perderam eleitores, tal fato se deu por ter se envolvido em alguma falcatrua durante seus mandatos. No entanto, este resultado mostra que a população está atenta aos fatos trazidos a público.
É fundamental que este aprendizado se aperfeiçoe também nas disputas para deputados e senadores, assim como para governador e presidente. Para mais informações a respeito do estudo referido, entre em contato com a Transparência Londrina (e-mail: [email protected])
LOURIVAL SANTANA e INÊS WOLFF são membros da diretoria da Transparência Londrina

mockup