É preciso desburocratizar,
dar transparência e ousar
arranjos acadêmicos e
administrativos sinérgicos
com o desenvolvimento,
livres de politicagens




A Universidade Estadual de Londrina (UEL) cumpre com sucesso sua missão de formar cidadãos aptos a exercer sua profissão, bem como de formar mestres e doutores qualificados. Estamos em momento crucial para assumir o desafio de humanizar a pedagogia e as relações interpessoais, sobretudo, num compromisso de formar cuidadores do ser humano e do planeta.
A produção científica, iniciada na graduação e inserida nas disciplinas e módulos dos cursos, tem ritmo crescente e é motivo de orgulho. A participação em pesquisa envolve estudantes de graduação e de pós-graduação e servidores, gerando outro desafio que é o de compartilhar saberes, por meio da transformação do conhecimento produzido nas diferentes áreas em linguagem acessível para a população. Quanto à extensão, nos aproximamos ainda mais da comunidade externa, entretanto, cabe refletir e encontrar a boa medida entre uma aproximação mais intensa e permanente e a realização de eventos pontuais.
Vale destacar a realização no campus da UEL da Prova Pedestre Universitária Cidade de Londrina, inserida em calendário oficial da Prefeitura Municipal. O significado da prova vai além do objetivo de promover o congraçamento de estudantes ingressantes, veteranos e servidores das instituições de ensino superior, como parte de um programa de combate ao trote. A participação da comunidade de Londrina e região tem sido o diferencial no sentido de incentivar momentos de lazer e prática de esportes, valorizando-os como pilares para a boa saúde e a qualidade de vida.
Pela dimensão das atividades nele desenvolvidas, não poderia deixar de ser mencionado o Hospital Universitário, por intermédio do qual temos afiançado o cumprimento da missão acadêmica e social da UEL. Jovem e vigorosa, como entidade vitoriosa que o é, a UEL está amadurecida o suficiente para atrever-se a avançar, impondo novas nuances de recuperação e transcendência na academia. Para tanto, com urgência e vontade, é preciso desburocratizar, descentralizar, dar transparência e ousar arranjos acadêmicos e administrativos sinérgicos com o desenvolvimento, livres de politicagens. O que não falta são razões para um debate sério.
No 38º ano de vida da UEL, fica registrado o reconhecimento aos servidores que hoje dignificam a nossa universidade. Num olhar retrospectivo, a satisfação é redobrada quando fazemos deferência pela perseverança a todos os servidores aposentados, com histórias registradas de forma inédita no Portal do Servidor Aposentado, criado em junho de 2008. Fruto de iniciativa pessoal, hoje brilha como marco institucional.
Nesta perspectiva, foi aprovado recentemente um projeto de extensão, ao qual o Portal ficará vinculado. Trata-se do ''Grupo de estudos com servidores aposentados da UEL: novos olhares sobre a universidade'', que tem como objetivo principal promover a reinserção do aposentado no âmbito da universidade, para estudo e discussão de assuntos envolvendo a educação superior e demais temas de interesse comum.
Muitos problemas advindos com a aposentadoria têm potencial chance de superação com a valorização das pessoas, melhoria da autoestima e da qualidade de vida, com estímulos para o sistema nervoso, por meio de leituras, redação e discussões, pois se trata, sobretudo, de dar sentido e significado às ações e à vida. Para os estudantes será uma oportunidade de crescimento significativo nas vertentes acadêmica e pessoal. Diante do cenário atual, recebemos com satisfação novos membros que vêm se somar à nossa equipe do Portal, como professores das áreas de psicologia e comunicação, e estudantes da UEL e Unopar.
Desejamos que, no próximo ano, as atividades possam ser intensificadas, no intuito de aprimorar o exercício de resgatar fatos tão marcantes na vida das pessoas e transformá-los em mensagens que expressem as vivências e as emoções em texto, bem como na produção de conhecimento novo sob o olhar daqueles que ajudaram na construção da Universidade.
MARIA APARECIDA VIVAN DE CARVALHO é professora da Universidade Estadual de Londrina, idealizadora do Portal e coordenadora do grupo de estudos com servidores aposentados

mockup