Vagas para portadores de necessidades especiais

Eduardo Ayres Diniz de Oliveira

É extremamente vergonhosa a falta de cidadania de alguns motoristas que circulam em Londrina. Domingo, ao ir almoçar no Shopping Catuaí, procuramos lugar na vaga destinada aos deficientes (portadores de necessidades especiais - PNEs) o que por sorte encontramos. Digo por sorte, porque outro dia no Aeroporto de Londrina todas as vagas estavam ocupadas (o que gerou a desconfiança que alguns motoristas estivessem utilizando daquelas vagas por comodidade própria - visto que não se autoriza a utilização daquelas vagas em caso de deficiência de educação).

Bem, mas essa desconfiança se concretizou no domingo, isto porque a única vaga que restava, dentre as várias destinadas a PNEs foi por nós utilizadas (meu irmão se utiliza de cadeiras de rodas e estava com o carro dele). Esta constatação ocorreu quando dois rapazes carregando o que parecia dois bolos de aniversário se aproximaram do carro ao lado (que estava na vaga destinada a PNEs) e rapidamente entraram no carro. Eles não eram deficientes (a não ser pela falta de cidadania) o que motivou a nossa indignação.

Ao perguntar se eles sabiam que a vaga era destinada a pessoas portadoras de necessidades especiais eles ironicamente perguntaram se nós éramos guardas, então dissemos que não, mas que nosso irmão às vezes ficava sem lugar para estacionar devido a pessoas como eles. Os sujeitos, ao invés de calarem-se, preferiram dar desculpas e saíram murmurando palavras inaudíveis, atitude típica dos que não têm razão. Espero que com este episódio ao menos estes sujeitos não mais se utilizem das vagas destinadas aos PNEs sem necessidade.

Como visto, fica demonstrada a ausência de cidadania de algumas pessoas que se utilizam das vagas destinadas aos PNEs. O interessante é que as placas que anunciam os PNEs no Shopping Catuaí contêm um apelo adicional. Ou seja, nas placas indicativas, além do símbolo internacional de acesso, há a súplica: ''por favor respeite''! E nem assim as pessoas deixam de utilizar indevidamente. Só falta grafarem na placa: ''Esta placa significa que se você não é deficiente físico, você não deve utilizar esta vaga''.

O que se precisa entender é que o PNE tem este lugar mais próximo da entrada pois ele tem dificuldades de locomoção e não por um privilégio. A sociedade buscou equilibrar a acessibilidade, para que as diferenças existentes (entre um PNE e uma pessoa sem dificuldade de locomoção) fossem minoradas. Qualquer barreira física, seja um degrau de 5 centímetros, seja uma rampa muito íngreme, pode ser o suficiente a impedir o acesso destas pessoas, acesso este previsto na nossa Constituição Federal.

EDUARDO AYRES DINIZ DE OLIVEIRA é advogado em Londrina





Palavras de Jesus sobre amor e liberdade

Walmor Macarini

Liberdade e amor não são concedidos por pessoa, governo, religião, filosofia ou ideologia. Porque vocês já os possuem. Mas ainda pensam que eles não são reais e que vocês não são dignos de desfrutá-los. Vocês ainda preferem que as religiões e filosofias lhes digam o que é liberdade e o que é amor, e o que devem fazer para merecê-los. Tem sido mais fácil vocês serem levados a acreditar no que o mundo lhes diz ao invés de confiarem em seu direito natural. Cada um de vocês é livre e é, em si mesmo, o amor. Sua condição foi escolhida por vocês muito antes de virem para a Terra.

A ilusão nasce de seu esquecimento desse fato. A liberdade e o amor, que lhe são inerentes, permitem que experienciem exatamente o que escolheram. A humanidade está ansiosa por descobrir algo que já está presente nela própria. A ilusão é que cria guerras, caos e destruição, pois os convence de que os outros estão tentando levar sua liberdade e seu amor. Esta é uma face do medo, que veste muitas ilusões. A face do medo faz de vocês as marionetes do manipulador, seja por via das religiões, filosofias e ideologias, ou por meio daqueles muito próximos de vocês que querem controlar seu coração, seu espírito e sua mente.

Quando vocês tiverem consciência de que já são tudo o que anseiam ser, sua parte na ilusão diminui e se torna menos poderosa. Vocês têm medo de ''ficarem de fora'', de ficarem sós, de serem castigados e não serem compreendidos. Vocês não se vêem como compondo o Todo. Não sabem que são o Cosmo e que o Cosmo é vocês. Religiões, filosofias e ideologias podem tentar dizer-lhes que vocês ainda não são livres, que ainda não são amor. Porque se vocês despertam para o que são, elas perdem o controle e o poder que têm sobre vocês.

Vocês não confiam em sua liberdade e seu próprio amor, têm medo de que se alguém ou alguma coisa não lhes disserem como ser livres, como ser amor, jamais possuirão esses dons maravilhosos. Olhem para seu mundo de ilusões. E ele que vocês querem que tome conta de vocês? As ilusões surgem quando vocês entram no jogo da guerra, do ódio, do poder, da cobiça, da arrogância e do medo. É a ilusão que violenta a liberdade de vocês. Ela ri da falta de confiança que vocês têm em sua própria essência divina. Falta em vocês a confiança no que vocês já são e não em quem serão. A ilusão não possui força de vida se vocês não a criarem. Vocês são Luz e nela a ilusão se desvanece. Todos somos unos. Não façam da ilusão mais uma filosofia. Confiem no que vocês são. Porque todos vocês são liberdade e amor. Cada um de vocês é Luz. Então o mundo se torna Luz e a Era de Ouro se faz.

(Estas palavras têm a assinatura de Jesus e são canalizações deste final de milênio, contidas na continuidade de suas Sagradas Revelações).

WALMOR MACARINI é jornalista na FOLHA DE LONDRINA

mockup