Desanimados, sem esperança e com nenhuma perspectiva à vista. Essas características podem ser as mesmas de muitas famílias neste 2021 que arrasta demoradamente a pandemia do coronavírus. Entretanto, é também como os discípulos e apóstolos de Cristo estavam em seguida à sua morte e ressurreição. Sem o mestre, sentiam-se perdidos e não sabiam para onde caminhar ou o que fazer. Até que, como havia sido prometido, desceu sobre eles o Espírito Santo, vindo do céu como línguas de fogo, dando-lhes uma nova força. Esta é a festa do Pentecostes, que a Igreja Católica celebra no próximo fim de semana.

De fato, a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos deu novo rumo à missa deixada por Jesus, de anunciar o Evangelho. Assim como hoje, rogamos a Deus a vinda de seu Espírito sobre nossas famílias, nossos pais e mães trabalhadores, sobre nossos governantes, sobre nossos profissionais da saúde, sobre todos aqueles que necessitam de uma injeção de ânimo para seguir em frente e continuar caminhando, fazendo o bem e a diferença na vida das pessoas. Afinal, vivemos em um momento difícil, complicado e que, muitas vezes, tira-nos a esperança e a perspectiva de uma vida nova.

Quando acontece o Pentecostes e todos os que estavam reunidos em cenáculo ficam cheios do Espírito Santo, isso significa que estão plenos. Em plenitude de Deus, “abastecidos” para desenvolver a missão que lhes fora confiada. Tal qual nos dias de hoje. Na contemporaneidade, são muitos os motivos que nos esvaziam, que nos deixam carentes da força necessária para dar passos adiante. Por outro lado, também não são poucos os aspectos que nos dão a responsabilidade de estarmos em pé, diante dos desafios da vida, prontos para enfrentá-los.

Todavia, a força que, muitas vezes, está fraca, é o Espírito Santo quem fortalece. Aquele gás que nos falta, é Ele quem nos dá. Mesmo que não saibamos ou não consigamos nominá-lo. Mesmo sem entender ou compreender. A Bíblia traz alguns deles, como Paráclito (defensor), advogado, consolador, Espírito da verdade, entre outros. Que nome damos a essa força em nosso dia a dia? Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, festa eclesial que celebramos no fim de semana seguinte, o Espírito Santo tem seu momento de revelação à humanidade nesse momento do Pentecostes. E vem com tudo mostrar sua força.

Antes, porém, durante todo o Antigo Testamento, estava ali, na retaguarda, quando “o espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gênesis 1, 2) ou através dos antigos profetas, entre eles Abraão, Moisés, Jeremias, Isaías e tantos outros. E hoje? O Espírito de Deus nos fala através de quem? São muitas as vozes que nos impulsionam a termos força para enfrentar as adversidades da vida. De modo especial, em momentos de dificuldades como esse pelo qual estamos passando. É essa força divina que nos capacita, que nos move, que nos devolve a esperança e a fé, tantas vezes postas à prova.

O Espírito Santo é aquele que nos conduz à luz no fim do túnel, que nos ajuda a vencer a desesperança. Na prática: o (a) chefe de família sem emprego ou sem recursos para prover o sustento dos seus; o enfermo por Covid-19 e por tantas outras doenças que acometem nosso povo; e muitos exemplos de pessoas que necessitam de uma força cotidiana. Receber o Espírito Santo, nos dias de hoje, é abrir o coração para a mensagem de Cristo, o Evangelho que sustenta; o caminho, a verdade e a vida.

Por isso, neste ano, celebremos o Pentecostes com mais fervor e vigor, resgatando seu lindo significado e, tal qual foi mais de 2 mil anos atrás, ecumênico e amplo. Afinal, ao receberem o Espírito Santo, os apóstolos saíram a pregar em outras línguas, impulsionados pela força que veio do alto. Da mesma forma, nós, cristãos, devemos ser levados e nos deixar levar ao encontro do outro: dos que têm outra religião, dos mais necessitados, dos que têm fome e sede de justiça, etc. Enfim, estejamos abertos à força do Espírito Santo.

Padre Rodolfo Trisltz é pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina.