ESPAÇO ABERTO - 'Somos Todos Expo'


Espaço Aberto
Espaço Aberto

Muitas cidades de nosso país se orgulham de realizar eventos que entram para o calendário municipal, estadual e até mesmo nacional. Assim é com o Natal de Gramado; Festa do Peão, em Barretos; Oktoberfest, em Blumenau; e tantas outras. Londrina e região também têm um grande evento, muito respeitado no país: a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – a nossa ExpoLondrina, que este ano completará 60 anos.


A Sociedade Rural do Paraná lançou, no final do ano passado, a campanha “Somos Todos Expô”. O nosso objetivo é despertar nos londrinenses o sentimento de que esse evento, que movimenta o agronegócio com oportunidades de negócios e uma agenda técnica bastante completa, mas que também oferece lazer para a população, pertence à cidade. A SRP realiza e organiza toda a programação pensando em cada um que estará no Parque Ney Braga no período da exposição – este ano será de 9 a 19 de abril. Mas esse grande evento só acontece porque a cidade gosta e abraça a Expô.




O objetivo da campanha é envolver empresários, entidades, parceiros e toda a região num clima de pertencimento. Quem não tem uma história que remete à exposição? Um bom negócio fechado; um conhecimento adquirido e que tenha feito diferença na sua atividade; um namoro; um encontro agradável com amigos. É nesse espírito que a campanha pretende envolver a cidade e toda a região.


A campanha está propondo um desafio à comunidade: como cada segmento pode desenvolver ações que valorizem ainda mais um evento norte paranaense e que espalha para muitas regiões do Brasil um pouco desse espírito “pé-vermelho”?


“ Quem não tem uma história que remete à exposição?




A SRP, por exemplo, já realizou um concurso de desenhos envolvendo as escolas de ensino fundamental. A atividade teve o objetivo de aproximar e envolver os estudantes de Londrina e região com a Exposição. O tema foi a ExpoLondrina e o I Concurso de Desenho Infantil teve três categorias: de 6 a 7 anos; 8 a 9 anos; e 10 e 11 anos. Doze escolas participaram, enviando um total de 100 desenhos. Destes, 12 foram selecionados por um corpo de jurados e eles ilustram o calendário 2020 da SRP.


E a SRP realizará, até a Expô 2020, outros concursos: dois de fotografia, redação, histórias em quadrinhos e soneto. Um dos concursos de fotografia, realizado com apoio do Foto Clube de Londrina, já está com as inscrições abertas. Durante a ExpoLondrina, outro concurso de fotos será realizado.


As mídias sociais da ExpoLondrina também estão recebendo e divulgando fotos e histórias vividas nas edições passadas, que estão sendo enviadas pela comunidade. E assim, propõe à cidade que também desenvolva ações, como concurso de vitrine no comércio, desenvolvimento de pratos que remetam à Expô nos restaurantes; campanhas nas redes hoteleiras que atraiam visitantes de outras localidades, uso da marca do eventos nas peças digitais das empresas, entre outros. A campanha também terá algumas peças, como selos e adesivos para carros, que todo o comércio, indústria, instituições de pesquisa, de ensino, financeira, população em geral poderão usar.


Precisamos e queremos valorizar o que é nosso. Poucos são os eventos que persistem por seis décadas no nosso país. Para ter continuidade, por tantos anos, a exposição foi se adequando aos novos tempo, agregando novas atividades tanto para os produtores quanto para a comunidade. Esta é uma data importante e nossa intenção é que a região abrace esse evento como dela, como de fato é.


Antonio Sampaio, presidente da Sociedade Rural do Paraná

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Tudo sobre:


Continue lendo


Últimas notícias