Imagem ilustrativa da imagem ESPAÇO ABERTO - Rua Inteligente, cidade inteligente
| Foto: Gustavo Carneiro/21-02-2021

“Nós não podemos prever o futuro, mas nós podemos construí-lo.”

Peter Drucker

Ser londrinense é um misto de satisfação e orgulho. A cidade respira inovação e, em tão pouco tempo de vida, já desenvolveu vocações que nem todos os centros urbanos do país possuem – ou nem sequer conseguem. O projeto que estaremos entregando nesta segunda-feira de manhã, dia 27, nos Arcos do Museu de Arte, é um exemplo.

É o projeto “Conecta – transformação digital em favor do setor produtivo”, sobre a aplicação de inovações tecnológicas na tradicional e histórica Rua Sergipe, a primeira “Rua Inteligente” do Brasil. O projeto compreende a utilização de tecnologias para transformar a via, eminentemente comercial, em um laboratório “a céu aberto” para testes de novos protótipos e experimentação de soluções inovadoras para o segmento.

A Rua Inteligente da Sergipe é uma ação empreendida a várias mãos, começando com o belo trabalho que a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) tem desenvolvido, através do presidente Igor Nogueira Calvet, com o apoio da prefeitura e do prefeito Marcelo Belinati, da nossa secretaria de Governo, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, além da Codel, Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Sercomtel Iluminação, CMTU, Sercomtel Telecom, ACIL, Sindicato do Comércio Varejista (Sincoval), Sebrae, Sesc, Senac, Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR). A articulação é da deputada federal Luísa Canziani.

O projeto ora abraçado é um dos seis pilares indicados no processo do “Centro de Inovação do Comércio” (o primeiro do país), que envolve várias parcerias e prevê um “Programa de Aceleração” de startups, um “Centro de Formação em Inovação”, para promover o empreendedorismo; “Loja Conceito”, para atender às necessidades tecnológicas do varejo, o próprio projeto da “Rua Inteligente”, “Comunicação Digital” e “Base de Conhecimento e Replicação”, para pulverizar as experiências obtidas.

O inovador projeto da Sergipe nasceu de uma visita que fizemos na ABDI, e propõe a conectividade pública integrada ao comércio de centro urbano. Trata-se de uma via tradicional ocupada por 200 comerciantes, que agregam vastas opções de comércios e serviços.

A importância daquela rua para a economia de Londrina mostra-se bastante significativa, de forma que vários atores estão atuantes na revitalização desta que é considerada a rua de comércio mais movimentada da cidade. Em 2019, por exemplo, foram iniciadas as intervenções para sua revitalização, que contemplou melhorias nas calçadas, mobiliários, iluminação ornamental e paisagismo.

Desta vez, porém, vamos embarcar tecnologia. A proposta da Rua Inteligente é implementar e monitorar soluções tecnológicas nas áreas de segurança, mobilidade e conectividade pública, tornando o município de Londrina um ambiente modelo para validação de tecnologias voltadas para “smart-cities”. Mais especificamente, os gestores estarão implantando um Centro de Controle e Operações para visualização e acompanhamento das soluções, instalando e validando um Sistema Semafórico Inteligente e Luminárias Inteligentes.

Os benefícios a serem propiciados pelo projeto não tardarão. Serão implementadas soluções que, uma vez validadas, podem até ajudar a aprimorar a gestão pública.

A modernidade, pois, já está presente em Londrina, e não apenas por ser uma terra naturalmente linda e acolhedora. Há apoios. Inspirações, inclusive. Londrina é um HUB de inteligência artificial – Senai à frente – e um berço esplêndido para 180 startups, o segundo maior polo do Estado e um dos maiores de todo o país, e o ecossistema de inovação de Londrina, maduro e integrado, tem como expoente um atuante grupo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Ser uma cidade linda e acolhedora é muito importante, mas seu povo precisa vislumbrar e praticar o futuro, a todo momento, para poder garantir pleno desenvolvimento social e econômico. É Londrina perseguindo o que há de melhor para a vida das pessoas. Londrina, cidade inteligente!

Alex Canziani é ex-deputado federal pelo Paraná e secretário de Governo da Prefeitura de Londrina