ESPAÇO ABERTO - Quer ser meu candidato?
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 31 de março de 2004
Wellington Moreira 
Todo candidato a um emprego privado vem passando por tortuosos processos de seleção nas grandes, médias e (agora também) pequenas empresas. Que tal realizarmos o mesmo com os candidatos ao pleito municipal de outubro próximo?
Em comum, os postulantes pretendem atingir seu eleitorado de alguma forma e conquistar os votos necessários que a legenda lhe impõe. Contudo, o despreparo que muitos possuem para as mais simples tarefas (que serão diárias em sua vida pública) chega a ser gritante. Há dois lados nesta história: um bom e um ruim. O lado bom é que uma parcela de candidatos está ciente de suas limitações e vem procurando supri-las através do aprendizado e treinamento. Mas, e os demais?
Normalmente, a maioria dos candidatos teme participar de qualquer tipo de formação porque acredita na crença de que preparação pré-eleitoral é um atestado de incompetência perante o eleitorado. Raciocínio incorreto, pois o eleitor consciente valoriza o candidato que investe em sua própria capacitação. Ah, não esqueça daqueles que pleiteiam um cargo eletivo por acreditar que esta seja a melhor maneira de ganhar dinheiro fácil e gozar benesses durante um quadriênio.
Como falta pouco mais de seis meses para as eleições, há alguns parâmetros que poderão auxiliá-lo durante este processo de seleção, evitando futuras dores de cabeça.
O candidato deve possuir naturalidade e demonstrar competência ao falar. Não vote de maneira alguma em candidato que não sabe expressar suas idéias em público, pois ele não terá forças nem competência para defender seu programa de governo após a eleição. Também duvide daqueles que falam tudo direitinho recitando seus discursos decorados e robóticos - estes são mais perigosos ainda porque procuram manipular o eleitorado.
Os detalhes revelam tudo. Quem não sabe explicar sua plataforma de governo em segundos na TV ou rádio não conquistará meu voto e nem deveria conquistar o seu também. Aproveite para visitar o site do seu candidato e conheça o passado, valores e crenças pessoais. Vote em alguém que tenha o mínimo de cultura necessária para escrever seus futuros projetos de lei ou defender suas idéias em artigos publicados por jornais e portais de internet.
Gesticulação, postura e vestuário são excelentes indicativos. Preste muita atenção aos gestos corporais e à postura que o seu candidato apresenta, pois revelam facetas inesperadas. Ele normalmente fala olhando para você ou costuma fugir o olhar? O vestuário também é um bom indicativo e reforça traços da personalidade do candidato.
Peça originalidade. Não compactue com candidatos politicamente incorretos que sujam as ruas despejando toneladas de santinhos por todos os cantos da cidade ou pintam os muros das casas com seus números e slogans. Aproveite também para esquecer o nome e número daqueles que não possuem uma identidade visual, escolhendo várias e confusas cores em sua comunicação visual. E por favor, não vote em candidatos que utilizem jingle de campanha baseado em música da Ivete Sangalo. Peça originalidade!
WELLINGTON MOREIRA é consultor empresarial em Londrina


