No momento em que a humanidade é desafiada como nunca na história, cada vez se fazem necessárias novas políticas de enfrentamento. Todos os segmentos da sociedade, em maior ou menor grau, precisam se reinventar para debelar a pandemia. No poder público, não é diferente. A palavra de ordem é “Inovação”. Vale para todos!

No âmbito da administração municipal de Londrina, estamos procurando abrir mentes para ampliar nosso horizonte de ação, e nada mais providencial do que dar atenção e oportunizar o próprio munícipe.

Estamos propondo desafios, e notadamente voltados à comunidade universitária. Porque são nos bancos acadêmicos onde iremos prospectar grandes soluções e encontrar propostas que certamente enriquecerão a nossa sociedade. Eis, pois, o lançamento do “1º Concurso TCC em Ação: Ideias Inovadoras e Soluções Impactantes”.

É uma iniciativa da prefeitura de Londrina e da sociedade civil organizada, que consiste em selecionar Trabalhos de Conclusão de Curso, produzidos por estudantes das instituições de ensino de nível superior, com o objetivo de estimular pesquisas que possam trazer soluções a serem aplicadas no serviço público.

Além de incentivar os alunos de graduação a apresentarem pesquisas e soluções inovadoras, o concurso visa formar um banco de ideias, práticas e sugestões qualificadas que fomentem o debate e sejam utilizadas para o desenvolvimento de uma cultura de inovação no município. Neste contexto, diversas secretarias municipais levantaram e indicaram demandas importantes que podem receber ideias agregadoras por meio de estudos produzidos em ambiente acadêmico.

A intenção é propiciar o fortalecimento da união entre as universidades e o poder público municipal, aproveitando a capacidade e o talento dos universitários. O mais importante é fazer com que essas pesquisas e ideias inovadoras possam ser implementadas tanto para inserção em políticas públicas da prefeitura como para uso da sociedade civil.

Os trabalhos a serem apresentados no concurso poderão abordar diferentes questões. Serão disponibilizadas 12 categorias de TCC para a escolha dos discentes: Habitação; Trânsito e Urbanização; Soluções em Tecnologia; Meio Ambiente; Saúde; Turismo e Desenvolvimento; População Vulnerável; Infraestrutura; Educação; Gestão Pública; Esporte, Cultura e Lazer; e Segurança. Dentro destes segmentos, ficam abertos 23 temas diferentes. Valerão trabalhos de TCC nos formatos monografia, projeto de aprendizagem, desenvolvimento de produto e plano de negócio, em conformidade com as normas de cada instituição de ensino para o curso de graduação.

Estamos procurando dar uma grande abrangência à promoção. O edital do concurso já está disponível para acesso prévio no endereço https://www.londrina.pr.gov.br/concurso-governo. Após as inscrições, que são gratuitas e vão até dia 5 de maio, os projetos deverão ser submetidos a uma Comissão de Avaliação, a ser formada pela nossa Secretaria por meio da Escola de Governo. O grupo deve ser composto por servidores municipais de diferentes áreas e representantes da sociedade civil. O resultado final, que deverá ser divulgado em fevereiro de 2022, valerá premiações, inclusive em dinheiro, viabilizado por entidades organizadas. O mais importante, contudo, é o diferencial que o trabalho premiado propiciará no currículo profissional do participante.

Acreditamos no interesse da academia londrinense. A iniciativa é inédita em Londrina e tem enorme potencial para gerar bons frutos para o crescimento local. A capacidade e capital humano que a cidade possui, em estudos e pesquisas, deve ser incentivada e muito bem aproveitada. Diz Evelyn Cordeiro: “A criatividade é a inspiração da inovação.”

Alex Canziani, ex-deputado federal, é secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Londrina