A arquidiocese de Londrina, ao longo da sua história, tem tido grandes pastores. Cada um deles assistido e iluminado pela graça do Espírito Santo! Cada um deles tem ocupado lugares de grande importância dentro da Igreja do Brasil e na CNBB. Dom Geraldo Fernandes foi vice-presidente; dom Geraldo Majella, presidente; dom Albano Cavallin, presidente da Comissão Bíblica Catequética; dom Orlando Brandes, presidente da Comissão Vida e Família; e, atualmente, dom Geremias Steinmetz, presidente do Regional Sul II.

Imagem ilustrativa da imagem ESPAÇO ABERTO - Pátria amada e não armada
| Foto: Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress

Cada um deles tem servido esta Igreja com dedicação e afinco. Tem se colocado como aqueles que servem. Pelo fato de serem batizados como todos aqueles e aquelas que recebemos o batismo; receberam eles também a missão de serem sacerdotes, profetas e Reis.

O profetismo sempre foi analisado desde diversos ângulos pela exegese bíblica. O projeto do profeta é aquele de falar em nome de Deus. Sua vida depende do querer de Deus e precisamente por isso o profeta, quando fala, incomoda e traz insatisfação. O profeta não acredita na glória humana, nas “curtidas” dos seus ouvintes. O profeta sabe muito bem que a rejeição e agressão serão o pão de cada dia.

Leia também:

Pátria amada não pode ser pátria armada, diz arcebispo em Aparecida antes de visita de Bolsonaro

Bolsonaro ouve sermão em Aparecida com alertas sobre Covid, desemprego e desarmamento (1)

A belíssima homilia de Dom Orlando Brandes na Basílica de Nossa Senhora de Aparecida no passado 12/10/21 foi uma peça não só teológico magistral; foi sim a voz de um PROFETA! Diga-se de passagem que os textos homiléticos de dom Orlando são de uma riqueza e esplendor únicos.

Pátria amada e não armada! Expressão que estremeceu todos os cantos do Brasil!

Pátria amada e não armada, profecia que chega ao coração de todos os homens e mulheres de boa vontade e que por isso propõem a paz e não a guerra.

Pátria amada e não armada porque tudo se perde com a guerra.

Pátria amada e não armada porque o diálogo é o único caminho para construirmos pontes e não muros.

Um irmão deputado do estado de São Paulo agrediu verbalmente a dom Orlando, ao Santo Padre Francisco, à CNBB e, claro, a todos nós membros da Igreja. O deputado Frederico D’Avila. Tenho certeza, prezado irmão, de que se a vida nos desse a possibilidade de nos encontramos poderíamos falar de maneira humana e sensata.

Leia também:

Deputado pede desculpas após chamar arcebispo e papa de vagabundos

Deputado do PT pede cassação de colega que chamou papa e arcebispo de 'safados' e 'pedófilos'

Quero te expressar os meus sentimentos através deste Espaço Aberto. Sinto por ti uma dor imensa! Talvez não possas medir a gravidade das tuas palavras, mas algo que posso te dizer é que as tuas ofensas já foram perdoadas e as tuas críticas e agressões já foram colocadas diante do coração manso e doce de Jesus.

Talvez não consigas imaginar quanto as tuas palavras me encorajaram para amar ainda mais e de forma profética a minha Igreja e seus pastores. Percebi que tu não sabes quem é dom Orlando, um homem de diálogo, de aproximação, homem culto e inteligente.

Não sabes quem é o papa Francisco, um profeta dos nossos dias. Sua humanidade e alegria contagiantes incomodam sim, mas curam.

Percebi que não sabes quais são as raízes da CNBB, organismo eclesial que ao longo da sua história tem tido grandes testemunhas de paz e profetismo como dom Helder Câmara e dom Luciano Mendes de Almeida.

Percebi claramente que não sabes o verdadeiro significado do termo “teologia da libertação” na sua riqueza e profundidade. Por isso gostaria um dia de dialogar contigo e poder te ouvir sem que me grites, sem que me ofendas e muito menos sem que me difames.

Te acolho Frederico e te convido, independentemente da religião, que professes a fazer uma romaria até Aparecida. Ir até o Santuário e assim como todos os romeiros e romeiras te aproximares da simples e doce imagem da Mãe morena e proferir estas belas palavras: “Ó clemente, Ó piedosa, Ó doce Virgem Maria”.

Depois podes pedir para encontrar o dom Orlando, tenho plena certeza de que ele vai te acolher com seu sorriso inconfundível e no seu abraço encontrarás os braços de Deus que te abraça e te acolhe.

A paz só pode ser construída a partir do encontro com os outros. Serás um grande profeta se propõe a paz e não a guerra. Podes ter certeza, caro Frederico, de que muitos de nós também te abraçamos e acolhemos.

José Rafael Solano Durán, sacerdote da Arquidiocese de Londrina

A opinião do leitor não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.