ESPAÇO ABERTO - O retorno da múmia
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005
Cláudio Marques da Silva 
O deputado federal Severino Cavalcanti (PP-PR) ganhou, nós perdemos. A promessa de campanha à presidência da Câmara de Severino tinha uma proposta irrecusável que era o aumento de salários para os deputados. Quem pagará a conta? Nós. Lula estava em Georgetown (Guiana) quando soube da derrota de seu candidato Greenhalgh. Acredito que o choque da notícia fez bem, pois o fará esquecer alguns itens da chamada ''revolução bolivariana'' de Hugo Chávez, coisa que nem o pseudo-revolucionário sabe explicar, mas cujo lema deveria ser ''idiotas, uni-vos''.
Enquanto os parlamentares se engalfinhavam para garantir a presidência da Câmara Federal, a missionária Dorothy Stang era cruelmente assassinada em Anapu, no Pará. Mais uma vez a polícia lançou a ''operação-pinóquio'', especialidade em que somos imbatíveis e que consiste em enganar o contribuinte com medidas falaciosas e estatísticas vazias. Viaturas desfilam pelas ruas com policiais palermas apontando suas armas para lugar nenhum. Secretários de Segurança fazem discursos inflamados e ocos tentando esconder com palavras a incompetência estampada na face. Governadores afirmam que o caso merece uma punição exemplar, e com charme e pompa anunciam que irão montar uma força-tarefa para investigar o crime.
O povo, por sua vez, faz passeatas nas ruas exigindo Segurança e Justiça. Os jornais publicam tudo isso e por alguns dias passamos a acreditar que finalmente a segurança pública será levada a sério neste País. Puro engano. Basta lembrar o assassinato do prefeito Celso Daniel, do PT, de Santo André, em janeiro de 2002. O então candidato Lula foi ao Planalto cobrar providências e oferecer ajuda para um amplo programa de combate ao crime. A imprensa noticiou que a imagem do aperto de mãos de Lula e FHC num momento de comoção nacional provocada por um crime de grande repercussão poderia entrar para a história como um daqueles momentos transformadores.
Nos enganamos de novo. Na verdade foi só o aperto de mãos de dois incompetentes, um que saía e outro que entrava. Se Lula tinha na época um amplo programa de combate ao crime por que não o coloca em prática agora que é o presidente? Não sabemos, só temos a lamentar que mais uma vez as autoridades tenham que lançar mão da ''operação-engana-contribuinte'' para esconder o comportamento omissivo que já se tornou regra.
O retorno dos políticos e secretários do governo após um longo e ''merecido'' recesso faz com que me lembre do filme ''O retorno da múmia''. Pena que no nosso caso as ''múmias'' sejam tão numerosas. Parabéns Severino, você teve a coragem de ser ''autêntico'' e conseguiu provar a tese de que os políticos, com raras exceções, só estão interessados em dinheiro. Afinal, a heróica missionária foi enterrada, os deputados terão seus aumentos, a Polícia continuará se esforçando para ''agradar'' o governo, o governo continuará iludindo o povo, e o Brasil, bem... o Brasil que se dane. Viva Severino!
CLÁUDIO MARQUES DA SILVA é delegado da 27 Delegacia Regional de Polícia de Paranacity (PR)


