A decisão da prefeitura de Londrina e da Codel de iniciar um processo de planejamento de longo prazo para a nossa cidade, logo batizado de MasterPlan Londrina 2040, é um presente real neste aniversário de 87 anos, que irá repercutir durante um longo tempo.

Imagem ilustrativa da imagem ESPAÇO ABERTO - O futuro da cidade começa hoje
| Foto: Gustavo Carneiro

O trabalho para elaboração do MasterPlan envolveu quase mil lideranças do setor público, da iniciativa privada, das universidades e do terceiro setor, incluindo secretários de governo, servidores públicos, conselhos municipais, professores e especialistas nas mais variadas áreas, além de cidadãos londrinenses que contribuíram pelo site do projeto com sugestões e comentários.

O ponto de partida foi refletir sobre nossos principais problemas estruturais e de longo prazo, a forma como a cidade evoluiu nos últimos 10 anos e como ela se compara com outras cidades semelhantes. Fizemos entrevistas individuais com lideranças, levantamos informações públicas disponíveis sobre aspectos demográficos, educação, saúde, segurança, meio ambiente, economia e trabalho, desenvolvimento social e habitação, entre outros, comparando a cidade com ela mesma nos últimos 10 anos. Também comparamos Londrina com Uberlândia, Ribeirão Preto e Joinville, para entender como nos saímos com cidades similares. Fizemos grupos de foco sobre inovação, planejamento urbano, desenvolvimento econômico, inovação na gestão pública e meio ambiente.

Para definir aonde queremos chegar, realizamos oficinas de trabalho e dezenas de reuniões com o objetivo de traçar uma visão de futuro em que todo cidadão londrinense pudesse se ver contemplado. A visão de futuro resultante para 2040 é de uma Londrina inovadora, sustentável e com qualidade de vida. Essa visão foi desdobrada em seis áreas de resultado que, juntas, constituem o panorama macro de nossos anseios comuns para a cidade nos próximos 20 anos, fruto do consenso de tantos londrinenses de origem ou de coração: uma Londrina que seja inovadora e criativa, vibrante, inteligente e promotora da inovação, além de dinâmica, economicamente forte, empreendedora e conectada; uma Londrina que seja planejada para pessoas e sustentável, bem cuidada e resiliente, além de saudável e pacífica, com qualidade de vida integral em todas as fases da vida; uma Londrina que seja educadora e inclusiva, fornecendo educação de qualidade, oportunidades e vida digna para todos, e por fim uma Londrina que seja protagonista e eficiente, regionalmente integrada, referência em gestão inteligente e orientada a resultados.

Junto com essa visão de futuro, foi definido um conjunto de 27 indicadores que vão nos ajudar a saber se estamos no caminho. Não é possível fazer tudo ao mesmo tempo, mas é possível fazer muito. Foram identificados 79 projetos que, uma vez executados, vão contribuir decisivamente para a cidade dos nossos sonhos. Alguns projetos já estão em execução e foram, por assim dizer, elevados a prioritários dentro do MasterPlan, como o fortalecimento da estratégia de saúde da família e a melhoria da qualidade do ensino infantil e fundamental.

Outros projetos são desejos antigos, como a criação de um centro de convenções, a revitalização do centro histórico, a implementação do plano de mobilidade, a elaboração de um plano municipal de esportes e outro de habitação. Outros ainda são novos e projetam a cidade para o futuro, como a elaboração de um plano que coloque Londrina na lista das cidades inteligentes, um plano para tornar a cidade um polo de inteligência artificial, a criação de um centro olímpico e do parque metropolitano do Tibagi, além da implantação do que foi chamado de “aerotrópole”, o incentivo ao desenvolvimento de toda a região do entorno do aeroporto de Londrina.

Não podemos esquecer da revitalização e proteção dos nossos fundos de vale e a implantação dos parques lineares, que darão à Londrina um diferencial único em todo o Brasil.

Há projetos que visam melhorar ainda mais atendimento ao cidadão reunindo as principais secretarias que lidam com a população vulnerável, que deve ser colocada no centro das políticas públicas e de cada cidadão como um dever moral de não deixarmos nossos irmãos mais necessitados para trás.

Há projetos para fortalecer as muitas vocações econômicas da cidade, incluindo a inovação, a tecnologia da informação, o setor de saúde e de educação, a construção civil, o setor eletrometalmecânico, o agronegócio e a valorização do enorme potencial turístico do município.

O caminho está traçado. Agora é fazer. É uma maratona, não uma corrida de 100 metros rasos. Sozinhos e isolados não vamos conseguir muita coisa. O que precisamos é de grandes homens e mulheres que tenham a disposição e a disciplina para realizar seus sonhos. Só assim nossos filhos e netos poderão olhar para trás e nos agradecer pela cidade que teremos ajudado a construir

Rodrigo Souza, da Macroplan, empresa licitada para fazer o MasterPlan

A opinião do autor não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.