Então é Natal! E chegamos a mais um aniversário de Jesus. Mais uma oportunidade de renovar as esperanças, de fazer tudo diferente, de fazer o bem sem olhar a quem. Mais uma chance que Deus nos dá de ouvirmos sua Palavra e espalharmos amor por onde passamos. É uma nova época, um novo tempo! Assim como qualquer aniversário que a gente comemora, é propício para reflexões de como foi o ciclo anterior, de projetar o novo ano que está prestes a iniciar, de realizar promessas e buscar coloca-las em prática.

Mas, afinal, que promessas podemos fazer para 2022? Que tal vivermos mais em comunidade? Seja em nossa família, seja nos círculos que frequentamos, entre amigos e colegas de trabalho! E viver em comunidade significa respeitar o outro, levar em conta suas diferenças e diversidades, estar aberto a opiniões contrárias, procurar ajudar as pessoas, ser solícito e pró-ativo, entre tantas outras características. O mundo seria um pouco melhor se cada de um de nós melhorasse um pouquinho que seja nesse aspecto, não?

Podemos, também, prometer ajudar mais a quem mais necessita! Este ano de 2021 foi de muitas notícias tristes: brasileiros revirando o lixo atrás de alimento, gente que matou a fome com restos de ossos de boi descartados por açougues e supermercados, pessoas que desmaiaram de fome na fila do posto de saúde... A crise econômica que se transformou numa crise humanitária ainda bate à porta de muitos dos nossos semelhantes. E, com certeza, poderíamos presentear a Cristo com um olhar voltado aos mais necessitados. Quem saber ter sempre um pacote de bolacha ou pão com queijo e presunto no carro para poder doar a quem pedir, na rua? Obviamente é um pouquinho do que precisa ser feito, mas, já é algo grande para quem precisa!

Fazer a diferença na vida das pessoas também requer que a gente esteja pronto e preparado para ouvir, para não fofocar, para não julgar e para estender a mão quando for preciso. A gente nunca viveu tantos problemas relacionados à saúde mental como temos vivido nesse século. Não que eles não existissem, mas, simplesmente eram ignorados ou deixados de lado. Hoje sabemos como isso afeta as pessoas, suas vidas pessoais e profissionais. Por isso, abastecer-se de Deus nos permite transbordá-lo quando alguém precisar de uma palavra de conforto, de um abraço, de um gesto de carinho! O mundo está carente e doente: Jesus nos ensina a ser cura e remédio para as pessoas!

Vamos começar 2022 de maneira diferente? Vamos colocar em prática projetos que sonhamos há muito tempo? Jesus nos convida a, também, perdoarmos mais os desafetos, a rezarmos mais pelos outros em vez de proferirmos palavras tóxicas... são tantos os convites de Cristo, atualizados pela lógica do Evangelho, que não teríamos tempo de pensar em coisas ruins. Só em coisas boas! E Jesus, de fato, nos ensina e nos inspira a sermos luz no mundo, nos ambientes onde existem trevas. Afinal, Ele é a luz que nos guia, em forma de estrela, neste Natal. A Luz que nos ilumina, que nos mostra o caminho e a direção a seguir em frente, a caminhar. Sejamos luz para as pessoas.

E essa luz pode ser vista no brilho de um olhar, estampada num sorriso. E, embora ainda necessitemos usar máscaras de proteção contra o coronavírus, que nossa luz nunca fique escondida atrás delas, mas, que possa brilhar através dos olhos a ponto de tocar os corações sofridos. Como seria bom se pudéssemos, com nossas palavras, com nossos sorrisos e com nossos olhares ser, assim que Cristo é para nós, a esperança de dias melhores, de tempos novos e de coisas boas que estejam por vir! Se deixarmos Jesus habitar em nós, em nosso coração e em nossa alma, certamente seremos seus transmissores, seus canais de amor. É isso e muito mais que desejamos neste Natal, a exemplo de Nossa Senhora Aparecida, que foi tudo isso e mais um pouco, carregando em seu ventre o aniversariante que mais uma vez celebramos!

Padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, na Vila Nova em Londrina.