Hoje é dia de fazer história. Nas últimas semanas, temos recebido inúmeras mensagens de pessoas decididas a participar das manifestações cívicas programadas para hoje, 15 de março. São empresários, trabalhadores, profissionais liberais, estudantes; são mulheres, homens e jovens; são cidadãos de diversas tendências políticas e religiosas; são representantes de todas as classes sociais. São brasileiros preocupados com o futuro do Brasil e de nossos filhos. Brasileiros que não suportam mais tanta corrupção, incompetência e mentira dos governantes. Brasileiros que sonham em ver a política sendo feita por pessoas honestas e comprometidas com o bem comum. Brasileiros de coragem. "Verás que um filho teu não foge à luta."
As pessoas que vão para as ruas neste domingo compõem a grande maioria da população brasileira. É o Brasil do meio-dia, o Brasil do bem, o Brasil que trabalha. O Brasil que não aceita o que fizeram com o patrimônio público nos últimos anos. O Brasil que quer crescimento econômico, produtividade e paz. O Brasil que coloca o interesse da nação acima de partidos e projetos de poder. "Dos filhos deste solo és mãe gentil."
A marcha deste domingo não é apenas um ato contra os desmandos do governo. É também uma demonstração pacífica e civilizada de patriotismo. Vamos às ruas, vestidos de verde e amarelo, para mostrar que amamos o Brasil, apesar dos erros e crimes cometidos por uma minoria de maus brasileiros. "Entre outras mil, és tu, Brasil, ó Pátria amada."
Nesses tempos de crise, a união dos homens de bem é a solução e o caminho da esperança. Estamos indignados com a corrupção e a ineficiência do poder público? Sem dúvida. Mas também estamos mais unidos do que nunca. De mãos unidas, as entidades da sociedade civil sairão às ruas para mostrar que o País precisa de mudanças – e mudanças reais. Nós vamos conquistá-las de maneira pacífica, ordeira e democrática. "Brasil, de um sonho intenso, um raio vívido, de amor e de esperança à terra desce."
Vamos dar todo apoio à Operação Lava Jato e denunciar com vigor as forças que transformaram o Brasil na república da corrupção, do custo de vida e da incompetência. Independentemente do partido ou grupo político envolvido, a sociedade brasileira exige o fim desse show de horrores em que os principais personagens são o roubo, o desvio, a inépcia e a carestia. Os cidadãos de bem devem esquecer as diferenças e unir vontades para mudar o Brasil. "Gigante pela própria natureza, és belo, és forte, impávido colosso, e o teu futuro espelha essa grandeza."
Há 15 anos, o Movimento Pé-Vermelho Mãos Limpas lutou contra a corrupção em Londrina. Mesmo enfrentando várias forças contrárias e gente poderosíssima, a sociedade civil valeu-se da união para vencer o esquema de desvios instalado na cidade. Agora, chegou o momento de lutar pelo Brasil. Com indignação, vemos que o sistema de corrupção montado numa empresa local foi reproduzido em grande escala na maior empresa pública nacional. Aqui, desviaram milhões. Agora, desviam bilhões. E alguns dos nomes envolvidos no Petrolão são justamente aqueles que Londrina rejeitou no passado. Não ficamos calados hoje, não ficaremos calados amanhã. Vamos para as ruas, exigindo cinco valores fundamentais: transparência, verdade, justiça, responsabilidade e respeito. "E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria neste instante."

■ Os ar­ti­gos de­vem con­ter da­dos do au­tor e ter no má­xi­mo 3.800 ca­rac­te­res e no mí­ni­mo 1.500 ca­rac­te­res.
Os ar­ti­gos pu­bli­ca­dos não re­fle­tem ne­ces­sa­ria­men­te a opi­nião do jor­nal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br

mockup