Em quem acreditar? Ai de mim…

Quer transformar sua vida em apenas 30 dias? Então siga exatamente estes 10 passos e você terá o sucesso garantido em sua carreira. Comece a pensar positivo e tudo vai melhorar. Sua atitude é a única coisa que importa para o sucesso. Se você não está tendo sucesso, pode apostar, tem alguma crença limitante lhe auto boicotando.

Hoje, os graus acadêmicos e a experiência técnica são irrelevantes; a verdadeira chave para o sucesso é a paixão e a persistência, os combustíveis para sua atitude. E, sem essa atitude, só lhe restará ficar admirando e invejando seus amigos bem-sucedidos. Afinal, todos querem ser ricos e bem-sucedidos. É a única maneira de encontrar a verdadeira felicidade. Se você está enfrentando dificuldades na vida, simplesmente mude sua mentalidade e veja os problemas desaparecerem.

Ser líder, ser grande, ser poderoso, só depende de você. Faça uma reprogramação da sua mente para começar a enxergar as oportunidades e entender o quanto é fácil alcançar o sucesso. Não adianta continuar vivendo gastando pouco, andando com carro popular, enfim, levando uma vida que não vai permitir que você se conecte aos vencedores que vão te levar ao topo.

Parou! Citando um célebre bordão da televisão duvidosa dos anos 90.

Se chegou até aqui surpreso e preocupado com minha saúde mental, obrigado. É sinal de que lê meus textos e entende que este início não passou de uma hipérbole tresloucada para chamar a atenção para o perigo das mensagens tortas que andam por aí. Observando os viciantes Reels do Instagram, sou bombardeado pelo chorume das mensagens de autoajuda.

Como podem, os mercadores da fé ultrapassam todos os limites diariamente, prometendo coisas que não são comprováveis com o bom e velho método científico. Por meio de anedotas elaboradas e carregadas dos dilemas humanos, recitam fórmulas para o sucesso fácil, omitindo todo o tipo de manipulação. Beira ao absurdo. E o pior, quando estamos desesperados, nos agarramos a qualquer coisa que nos devolva a esperança. Do nazismo na Alemanha de 1933 à pílula do câncer. Não importa nosso conhecimento e letramento: em situações limites, ao sermos bombardeados por anedotas, podemos cair.

Como dizia Richard Feynman, não subestime o poder que você tem de enganar a si próprio. Por mais absurdo que uma história ou regra possa parecer, ela pode ser a bola de ferro que agarramos na ânsia de não morrermos afogados. Vamos afundar? Claro que sim. Porém, os poucos segundos que teremos de esperança quando estamos desesperados vão acalmar o coração e nos proteger da realidade.

Um grande empresário ou pessoa de sucesso deveria falar dos reais acontecimentos de sua vida que o levaram ao topo. Como diria um grande amigo que admiro, "mais sorte que juízo". Num mundo com 8 bilhões de pessoas, decisões tomadas aleatoriamente levarão alguns ao sucesso, sem que o mesmo possa ser reproduzido.

Na vida, tenho orgulho de falar: tive muita sorte em alguns momentos. Tive sucesso em situações que minhas chances beiravam os 2% de sobrevivência e falhei, em situações que as apostas me davam 60% de êxito.

Tenho que repensar o porquê arrisquei minha vida num acidente idiota de bicicleta, não comemorar que sobrevivi em uma situação em que 98% perecem. Na empresa, preciso entender os riscos que tomo e como me protejo das situações adversas, não “ditar as regras” do sucesso para a sorte. E, o juízo, que acompanha a sorte, costuma vir junto do conhecimento. Quanto mais aprendo, seja na educação formal, em experimentos que rodo ou com pessoas que admiro, mais juízo tenho. E, quanto mais eu tenho, mais propenso a aproveitar melhor as oportunidades de sorte eu estou. Viva a aleatoriedade e a preparação. A virtù e a fortuna de Maquiavel. Abaixo aos malandros e mentirosos de plantão.

Virgilio Marques dos Santos é um dos fundadores da FM2S, doutor, mestre e graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp e Master Black Belt pela mesma universidade