Londrina está ganhando um presente magnífico em seu aniversário de 87 anos. O MasterPlan 2040 aponta os rumos para o desenvolvimento dos próximos 20 anos, delineando projetos e ações que contemplam os mais amplos segmentos, construídos por diferentes mãos, dos mais variados setores, tornando-se um compilado da diversidade que constitui nossa cidade. Finalmente, temos um MasterPlan. É preciso agradecer o empenho da prefeitura e a vontade de trabalhar junto à iniciativa privada para que ele se tornasse realidade.

Imagem ilustrativa da imagem ESPAÇO ABERTO - Chegou a hora de tirar o MasterPlan do papel
| Foto: Gustavo Carneiro

Criamos, juntos, um planejamento estratégico de longo prazo para Londrina, cuja visão de futuro contempla a inovação e a sustentabilidade voltadas à qualidade de vida que sempre desejamos para nós e as gerações futuras. O MasterPlan foi baseado em pesquisas, análises e opiniões sobre economia, saúde, educação, infraestrutura, bem-estar. Nosso MasterPlan indica os rumos para uma cidade inovadora e criativa, dinâmica e conectada, saudável, educadora e inclusiva, planejada e sustentável. Uma cidade protagonista e eficiente.

Um plano dessa estatura, porém, não termina com a entrega de um documento, obviamente bem construído, pois foi elaborado com a devida seriedade e transparência. Cabe ao MasterPlan acompanhar o dinamismo de Londrina, antecipando problemas e soluções. O MasterPlan precisa continuar vivo e atuante para funcionar. As atualizações, releituras e reavaliações precisam ser constantes para que o plano não seja devorado pelo tempo ou pelas adversidades.

Cabe às entidades, agora, zelar pela continuidade e execução do MasterPlan. O plano precisa estar consolidado a ponto de não se deixar abalar por transformações de cunho político ou econômico. Como um farol, precisa estar aceso para iluminar as dificuldades e apontar o rumo do desenvolvimento amplo e irrestrito.

A continuidade do MasterPlan se dará por intermédio de uma governança capaz de abrigar as diferentes entidades e instituições da sociedade civil organizada, integrantes dessa imensa construção. Até agora, a coordenação ficou a cargo da Macroplan, empresa contratada para elaborar o plano estratégico. Este trabalho foi concluído.

As entidades precisam assumir o compromisso público de manter o esforço necessário para a governança continuar trabalhando ao longo dos anos, sempre de forma transparente, ouvindo as mais diferentes vozes da população. É fundamental zelar pela visão de futuro elaborada pelo MasterPlan, bem como levar adiante os planos que embasam sua execução. O planejamento precisa ser incorporado ao cotidiano da cidade, indicando o norte para outros projetos, como o Plano Diretor e suas leis complementares.

O MasterPlan deve se enraizar nas estruturas da cidade para acelerar o desenvolvimento de forma compatível ao potencial e às vocações de Londrina. Passamos meses sonhando e colocando os sonhos no papel. Agora, nossa responsabilidade aumenta, pois chegou a hora de colocar o planejamento em prática. Precisamos nos manter unidos na construção do amanhã.

Marcia Manfrin (ACIL), Sandro Nobrega (Sinduscon Paraná Norte), Ronaldo Couza ( APL de TIC, TI PR e Abratic), Decarlos Manfrin (CEAL), Marcus Gimenes (Sindimetal Norte) e Marcus von Borstel (FIEP)

A opinião dos autores não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.