ESPAÇO ABERTO - As descobertas do prazer
PUBLICAÇÃO
sábado, 19 de fevereiro de 2005
Moacir Costa
O cérebro é a parte mais erótica do corpo. A imaginação, os desejos (confessáveis ou não) são essenciais para a busca do prazer em todos os setores da vida. Essas mensagens, frutos dessas fantasias e experiências de vida ficam alojadas no cérebro, que se conecta ao campo dos sentidos de forma suave, que pode ser representada por uma boa música, uma boa conversa, a lembrança de uma boa comida ou de um filme de amor.
Essas imagens ficam estocadas na memória e são essenciais para aquecer o aumento do interesse e da atração sexual entre duas pessoas. Essas experiências agradáveis formam uma cadeia de emoções prazerosas, que contribuem para o amadurecimento biológico e psicológico.
As primeiras experiências gratificantes na vida são percebidas através da boca que sem dúvida é um dos pontos importantes do prazer humano. É através da boca que a criança entra em contato com o mundo e principalmente com o seio da mãe que a alimenta.
Os órgãos dos sentidos (cinco) são fundamentais na busca da satisfação. Os estímulos visuais estão entre os mais poderosos excitantes. O homem se excita com a visão de uma mulher bonita, com roupas sedutoras, como também se estimula ao lembrar de um jantar romântico, com o sabor do vinho perfumado. São ingredientes fundamentais para a felicidade sexual.
Nos tempos atuais a competição exagerada e a preocupação excessiva em conseguir realização na vida profissional contribuem para o surgimento de estados estressantes que infernizam a vida da maioria das pessoas, agravados pelo tabagismo, pressão alta e outras doenças comuns para quem passou dos 45 anos.
A vida se transforma num verdadeiro pesadelo comprometendo o desempenho sexual do homem, dificultando as trocas afetivas e sexuais do casal. Felizmente a medicina deu uma resposta a essa angústia masculina, com o advento do Viagra, a ''pílula azul'' que possibilitou não só a retomada da auto-estima de muitos homens como também a recuperação de muitos casamentos, até então mornos, pois voltaram a ter desejo sexual, tornando a vida a dois uma fonte de prazer.
O medicamento provou nesses seis anos sua eficácia e segurança, podendo ser usado após a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentação, de forma moderada, sem prejuízo para a retomada do vigor sexual, tendo apenas como contra-indicação o uso concomitante com remédios a base de nitratos.
A retomada da vida sexual de um casal disfuncional com ajuda da pílula azul é facilitada por longas conversas que vão aumentando o desejo e dando oportunidade de cada um aprender a ver o mundo através da ótica do parceiro e vice-versa. Aos poucos, estamos aprendendo a encontrar este equilíbrio em todas as esferas da vida.
MOACIR COSTA é médico psicoterapeuta em São Paulo
- Caro leitor: Caso tenha dúvidas sobre Sexo, ligue para 0800-770-6543, de 2 à 62, das 10 às 18h. O atendimento é realizado por médico ou psicólogo. Querendo saber mais acesse o site: www.projetoamarbem.com.br