Há pouco mais de dois anos, por iniciativa dos advogados Alberto de Paula Machado, Maria Isabel Puntel, Gabriel Melhado e do juiz do trabalho Reginaldo Melhado, nascia a ideia de uma associação de ex-alunos da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Após alguns contatos, dezenas de ex-alunos, das mais diferentes correntes de pensamento, se reuniram para concretizar aquela ideia.

Dessa movimentação, nasce a Alumni UEL - Associação de Ex-Alunos da Universidade Estadual de Londrina. Ela é dirigida por 10 conselheiros divididos em Conselho de Administração, Conselho de Eventos e Conselho de Comunicação e coordenada por um Conselheiro Geral. De acordo com seu estatuto, a Alumni se define como uma entidade de pessoa jurídica de direito privado, constituída como associação civil, apartidária, sem fins lucrativos, à qual pode se associar todo egresso da UEL.

As definições estatutárias estabelecem que a Alumni UEL tem por princípios e finalidades, entre outros, “congregar e aproximar ex-alunos e atuais membros da comunidade universitária”, “defender a UEL e contribuir para a permanente construção e aperfeiçoamento do ensino público, gratuito, de qualidade e com função social, afirmando o caráter prioritário da educação para o desenvolvimento regional e nacional”, “pautar-se pelos valores da dignidade da pessoa humana, do trabalho, do pluralismo político, da tolerância, com vistas a uma sociedade justa, livre e solidária”, atuando sempre como uma entidade apartidária, tendo como norte a defesa da integridade da universidade que nos formou.

A Alumni UEL conta, até o momento, com 207 associados. Em seu período inicial, um dos principais trabalhos foi a formalização legal e a constituição oficial da entidade. Ao lado disso, na eleição para reitor, em 2018, foi realizado um debate entre os candidatos, pela primeira vez para além dos “muros” da universidade.

Essa iniciativa inédita foi da Alumni UEL, em conjunto com a ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina, em reunião, na sede do Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná, com representantes de associações e sindicatos de vários segmentos sociais. Esse evento teve como produto um documento, acordado entre todos os presentes e os dois candidatos, que estabelecia vários pontos de interesse comum e a defesa da UEL como uma das principais instituições de desenvolvimento de Londrina e região.

No mês passado, a Alumni UEL deu início a uma série de debates on line sobre o papel da Universidade Estadual de Londrina e sua contribuição para o desenvolvimento científico, social e humano. O primeiro debate mostrou a importância da UEL na construção dos pilares do Sistema Único de Saúde, o SUS, desde os anos 70.

Agora, com a implantação de nosso site http://alumniuel.org.br, queremos ampliar o contato com os ex-alunos, com a comunidade da UEL e com o público em geral. Ao congregar a importante (e espalhada em Londrina, no Brasil e pelo mundo todo) turma de ex-alunos, a Alumni UEL quer ser uma decisiva ponte, fortalecendo vínculos e integrando cada vez mais a Universidade Estadual de Londrina na vida da comunidade e a comunidade na vida da universidade.

E isto, pode ter certeza, é de interesse de todos nós.

Gilberto Berguio Martin, médico sanitarista, ex-aluno da UEL e Conselheiro Geral da Alumni-UEL.