Espetáculos brasileiros: C P I, S T F e Fundo Eleitoral

Palcos e Cenários: Brasília.

Atores Brasileiros: eleitos, nomeados e indicados.

Plateia/Pagantes: povo brasileiro.

Escolha os nomes dos Espetáculos:

( ) Vale Tudo

( ) Vai que Cola

( ) Salve-se quem Puder

( ) Os Trapalhões

( ) Verdades e Mentiras

( ) O Circo

( ) Os Mercenários

( ) Encontros e Desencontros

( ) Ilha da Fantasia

( ) Os Intocáveis.

Assistindo aos espetáculos, surgem dúvidas quando alguém diz “a maturidade ensina que as vezes você tem que aprender a ficar em silêncio, mesmo quando você tem muito a dizer”. Silêncio total não pode existir quando deparamos com radicalismos; crises governamentais; pesos diferentes em julgamentos políticos e jurídicos; descumprimento de ordem judicial; conflitos entre os poderes constituídos; blindagens; democracia em vertigem; desrespeito à Constituição Federal; falta de empenho às reformas que favoreçam a população; eleitos e indicados que agem como soberanos, por conveniências interesseiras e políticas partidárias profundas.

Imagem ilustrativa da imagem ESPAÇO ABERTO - Abrem-se as cortinas e começam os espetáculos
| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Espetáculos, artes, teatro e cinema, existem críticos e analistas, assim temos:

1) CPI COVID-19 = Estátua de Ouro ou Decepção? Depoente como testemunha, investigado ou convidado? Tudo pode mudar seja por interesse individual ou grupo e por declarações/ depoimentos diferentes das investigações/perguntas pré-elaboradas pelos senadores.

Palanque político ou à procura da verdade? Regimento Interno e Conselho de Ética estão sendo respeitados pelos senadores? Abuso de autoridade, arrogância, desequilíbrio emocional levando às agressividades morais e físicas, prendendo depoente, quebras de sigilos, falta de ética e de respeito com profissionais, conselhos e entidades de classe. Frases como: "O médico que deu esse conselho é idiota!" "Sem conceitos lógicos e raciocínios básicos." O Sr. é fanfarrão, cara de pau, criminoso, mentiroso, menino de recado, etc. A CPI escancarou o abandono por décadas da Saúde Pública. CPI bons resultados?

2) S T F = Se cometer erros quem corrige ou anula suas ações? Imagem que quer combater a tudo e a todos. Internamente juízes em atritos, críticas e negatividade ao trabalho do colega. Mudanças de posições em decisões já definidas, motivos? Ampliação do poder: eliminando revisões, provas e conteúdos; Lava Jato/Curitiba; soltura e olhar de impunidade a condenados já sabidos; anulações de ações baseadas em erros de jurisdição em desafios à própria Corte/1ª a 3ª instancias da justiça, etc. Como juízes, procuradores, promotores e policiais terão dedicação e objetivos para combater a corrupção?

3) FUNDO ELEITORAL = Dinheiro e Financiamento Público para o período das disputas e campanhas dos candidatos. Não podemos esquecer do Fundo Partidário distribuído anualmente para legendas/atividades/partidos, aproximadamente 1 bilhão. No total são 33 partidos. Existem as emendas parlamentares que os eleitos não deixam de gastar para fazer uma política direcionada e de interesse, as cidades já estão recebendo pré-campanhas com grandes gastos do dinheiro público.

Com falta de dinheiro para a saúde, educação, segurança e para a Covid, o nosso Congresso Nacional solicita 5,7 bilhões para fins eleitorais/22, cujos gastos são completamente inservíveis no aspecto social e abusos como compras de carros no valor de 260mil. Justiça Eleitoral custa ao país 9,8 bilhões. Palavras do político : “A campanha política poderá ser comandada pelo tráfico e milícias se não existir o Fundo Eleitoral” : O PT , PSL , MDB , PP e PSD, receberão os maiores valores na distribuição do Fundo.

"Jamais esqueça que não existe dinheiro público. Todo dinheiro arrecadado pelo governo é tirado do orçamento doméstico, da mesa das famílias". (Margareth Thatcher, ex-ministra do Reino Unido).

Luiz Sergio Hilário, aposentado, de Apucarana.

A opinião do autor não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA!

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.