Imagem ilustrativa da imagem ESPAÇO ABERTO - A Praça da Bandeira `Inglesa´
| Foto: iStock/Anderson Coelho

A Praça Matriz de Londrina reproduz a “bandeira da Inglaterra”. Diz uma lenda local.

Durante anos vasculhei publicações das primeiras décadas da cidade. Procurava evidências sobre o traçado da Praça Matriz. Não encontrando, concluí que a praça era em forma de “asterisco ou tridente“ (Yamaki, 2006). Lembrando que o traçado em asterisco era uma forma natural, quase descompromissada, de interligar os quatro cantos de uma praça. Assistimos a dezenas de traçados asterisco nas cidades e povoados de frentes pioneiras em São Paulo e Paraná.

Agora, penso ter identificado a fonte de inspiração do projeto da Praça da Matriz, a Floriano Peixoto (1943) em Londrina. Sim, a praça tem um traçado conhecido (equivocadamente) como “bandeira inglesa”. Era na verdade a “bandeira do Reino Unido”.

Um empreendimento da Brazil Plantations Syndicate em São Paulo foi transferido para a Companhia de Terras Norte do Paraná - CTNP em 1938. O projeto original tinha uma praça com traçado em forma de bandeira do “Reino Unido”. Eram três cruzes sobrepostas. Ficava localizada na via principal que tinha o nome de Avenida Britannia.

Na transferência para a CTNP, a praça virou Jardim Publico e foi modificado o seu traçado. Foi demarcada uma área central oval. Dois tridentes definiam seus limites. Tinha uma fonte circular no meio. A CTNP manteve, todavia, o nome da imediata Avenida Britannia. Podemos concluir que a CTNP estilizou o traçado interno no Jardim Publico, mas manteve a avenida com o nome original. Continuavam gravadas as referencias britânicas.

A Praça Matriz de Londrina foi remodelada em 1943. Segundo o jornal da época: “Obedece a um plano técnica e demoradamente estudado... Logo após a terraplenagem surgirá um moderno jardim. Terminada que seja a primeira fase desta obra, será contratado um floricultor e as mais lindas e variadas plantas ornamentais serão cultivadas nos simétricos canteiros do primeiro e maravilhoso jardim londrinense! “ (PN 3.1943).

O traçado da Praça de Londrina era semelhante ao Jardim Público apresentado pela CTNP em São Paulo. Trazia a bandeira do Reino Unido estilizada. Um caminho circundava a área central oval. Nos limites leste e oeste apresentava tridentes referencia. Um monumental Altar da Pátria ficava no centro. Utilizava pedra basalto da região. Bancos com pés em forma de bola reforçavam os caminhos. Muros de pedra irregular cercavam todo o conjunto.

“Ao Civismo do Povo de Londrina. Homenagem da Prefeitura Municipal. 7 de Setembro de 1943”. Trazia gravada a placa de bronze na face Norte do Altar da Pátria. Tinha moldura de dois filetes em baixo relevo com ramos de café. Foi roubada anos atrás.

No próximo feriado, a sugestão de uma aventura urbana. Iniciar pelo lado do Calçadão, fachada principal da Praça Marechal Floriano. Alguns degraus e uma parada no alto. Mirar o monumental Altar da Pátria tendo ao fundo a matriz. Caminhar lentamente. Tatear as marcas da antiga placa de bronze. Tentar lembrar o texto gravado. Imaginar a cor da pedra. Sentar num dos bancos bola e dar uma visada panorâmica da praça. Reconhecer nos caminhos diagonais a “bandeira do Reino Unido” estilizada.

Não se deixe ofuscar pela escadaria amarela, floreiras vermelhas, bancos multicoloridos e o Altar da Pátria pintado. As cores anulam tempo e significados.

Finalmente. Um verdadeiro projeto de revitalização deveria respeitar o tempo e reforçar significados. Respeitar o traçado inicial. Reconstituir a placa de bronze. Reaver a cor e textura de pedra dos muros e do Altar da Pátria. Resgatar a atmosfera da Praça da Bandeira do "Reino Unido”!

Humberto Yamaki, coordenador do LabPaisagem UEL

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]