ESPAÇO ABERTO - A invasão dos espermatozóides
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 19 de setembro de 2003
Calvino Coutinho Fernandes 
Posso imaginar milhares de agentes de saúde angustiados, correndo de um lado para outro com preservativos multicoloridos, musicados ou não, tentando inutilmente revestir uma horda furiosa de pênis alucinados ávidos por produzir filhos e alastrar pestes mortais. Desculpem a acidez da imaginação, mas estou meio cansado de contemplar impassível a insanidade de colocar quebra-molas somente depois de incontáveis vidas terem sido ceifadas em acidentes.
E o pior de tudo é que a ''lombada'' nos dá uma falsa impressão de resolução do problema, nos aplaca a consciência, e se torna uma desculpa pra não refletirmos sobre o perigo do motorista não preparado pra conduzir aquela máquina de meia tonelada.
O adolescente é uma Ferrari que acabou de sair do ''forno'', está aquecidíssimo pelos hormônios gonadais (testosterona, estrogênios) e feromônios. Toda esta química foi terrivelmente ''envenenada'' pela propaganda sexual apelativa da mídia e um preservativo acenando na sua cara, pela própria escola, pode funcionar como uma bandeira de H.P.V (papiloma vírus humanos) por todos os lados.
Observem bem: o condom (camisinha) muitas não será usado, mas o ato de distribuição avalizado pela escola (e por adesão pelos pais) pode funcionar como uma convivência com a vida sexual precoce.
A educação sexual é um processo que começa na gestação e se estende por toda a vida. A criança é como uma esponja sempre pronta a absorver sons, toques, odores e principalmente atitudes, ou seja, não adianta dissimular, fingir que tudo é um mar de rosa pois ela lê nas entrelinhas e introjeta os sentimentos dos pais.
Pais e mães, vocês são os grades educadores sexuais, pois são os adultos mais importantes e que permanecem o melhor e supostamente o maior tempo com elas. Desfrutem alegremente, descontraidamente esta maravilhosa bênção chamada sexo, sexo que Deus lhes deu. Não ocultem seu desejo, não tenham vergonha da sua paixão. A mesma química que fervilha no sangue de seus púberes, também circula na sua corrente sanguínea, embora de maneira mais amena, pois o fogo intenso da paixão pode ter esmorecido, mas as brasas estão vivas e prontas para aquecê-los.
Os filhos que contemplam o amor e o afeto que une seus pais vão procurar reproduzi-lo no seu futuro com o parceiro. Mantenham um canal constantemente aberto para conversas íntimas porque se as crianças não perguntarem pra vocês, vão seguramente se aconselhar com amigos que compartilham as mesmas dúvidas e ansiedades ou vão alimentar fantasias que poderão ser danosas no futuro.
Não adianta dar informações e dados estatísticos, pois informação não forma, não muda atitudes e comportamentos. Informar é de fora pra dentro, é apenas armazenamento de dados. O processo educativo em geral (e sexual) passa pelo informar, mas vai muito além disso. Como disse Tomas de Aquino: ''A educação não é algo que se transmita ao aluno, mas sim algo que nele se desperta''.
CALVINO COUTINHO FERNANDES é terapeuta sexual e ginecologista em Londrina


