Pertinente, a mensagem dos professores de direito da UEL, João Luiz e Eduardo, no espaço aberto da Folha de Londrina de quinta-feira (22). Eles tocaram em um problema central da política atual brasileira e mundial. A falta de discernimento sobre questões políticas, sociais e econômicas de uma cidade, estado ou nação.

As retóricas se sobrepondo a realidade dos fatos. Levando a população e até o setor publico, a interpretações distorcidas dos acontecimentos.

A democracia exige responsabilidade. Ao contrário continuaremos essa terra de ninguém, que vivemos no mundo atual.

Acrescento apenas que para entender alguns dos problemas atuais da política brasileira, não é preciso ser nenhum catedrático. Como a grande violência vivida nos centros urbanos, a corrupção, como a Lava-Jato, por exemplo, que escancarou os desvios, através de réus confessos apresentados via mídia nacional. As suspeitas de envolvimento de ministros do STF na investigação sobre o Banco Master.

A precariedade do nosso sistema de saúde.

E tantos outros...

Por outro lado, a população precisa entender que o Estado não pode resolver todos os nossos problemas, e que para isso, irá se endividar, cujas consequências recairá sobre nós mesmos.

Somente evoluiremos com a eficiência do estado e de todos os setores públicos e privados que constituem nossa nação.

Jose Cezar Vidotti, Londrina

mockup