Quero parabenizar a professora Natália Soares Neves por sua opinião publicada no dia 16/05/25 (Pág. 3). Principalmente quando ela cita que os alunos, muitas vezes, não conseguem assimilar os assuntos de forma real, porque estão sobrecarregados de metas e prazos. O seu relato retrata, muito fielmente, a realidade dos dias de hoje, onde dá-se muito mais valor à forma do que ao conteúdo. No livro "A geração ansiosa", o professor doutor em psicologia social Jonathan Haidt demonstra, muito claramente, a influência negativa do uso indiscriminado de tecnologias na infância e na adolescência. Como profissional da psicologia que sou, seus estudos formam uma base fundamental.

Atualmente, estou cursando jornalismo, 2º ano e, no meu dia-a-dia de estudos percebo nitidamente o posicionamento da professora Natália - a cobrança por formatações e prazos é muito maior do que pela lógica e veracidade dos conteúdos. A reprovação em uma matéria pode acontecer não porque o conteúdo apresentado esteja incorreto, mas apenas porque ele não se encaixa no formato exigido.

Creio que o último parágrafo da professora Natália deve ser, realmente, considerado como um grande alerta para todos que estejam envolvidos com a área de aprendizagem, seja ela infantil ou formação superior.

Nina Cardoso (psicóloga) Londrina

mockup