CIDADE FALA

Imagem ilustrativa da imagem ENFIM, OUTONO
| Foto: A cidade fala (foto de leitor) Orley Vital
A ponte do lago Igapó, sucesso.!!

Orley vital- empresário

***

OPINIÃO DO LEITOR

ENFIM, OUTONO

Lendo um jornal de classificados, outro dia, porque precisava pesquisar algumas coisas, surpreendi-me com o que achei nele: um poema de Quintana. Não é normal encontrarmos poesia em jornal nenhum, quanto mais de classificados. E,mais importante, o poema é de Quintana.

E encontrar um poema já é bom. Encontrar um poema de Quintana, então... Trata-se de Canção de Outono: “O outono toca realejo / No pátio da minha vida. / Velha canção, sempre a mesma, / Sob a vidraça descida... // Tristeza? Encanto? Desejo? / Como é possível sabê-lo? / Um gozo incerto e dorido / De carícia a contrapelo... “ (...)

Ah, Quintana, meu querido Quintana... Só você, para definir o outono, ainda que eu sinta uma certa melancolia nesses versos. Mas outono é isso mesmo, é transição, é a estação da indefinição ou da espera da definição que se dará logo adiante. O outono é a antessala do inverno, é quando a gente vai se preparando para o frio que vai chegar.

O outono tem dias cinzentos, outros nem tanto. E este ano, novamente, o verão adentrou a nova estação e só tivemos o gostinho do outono semanas depois de ele ter começado. Muito quente.

No final da estação, algumas folhas começam a cair, mas também é quando as flores do jacatirão começam a desabrochar, abrindo brancas e tomando cor a medida que vão se abrindo.

“O outono toca realejo no pátio da minha vida”. Sim, há música no outono, também. Os passarinhos vêm cantar no meu telhado, no meu jardim, na minha janela. “Tristeza, encanto?” Eu diria encanto, poeta. Uma carícia, sim, um encanto. Como o seu poema.

Luiz Carlos Amorim


OPINIÃO DO LEITOR

Opinião do Leitor é uma seção diária, no impresso e digital, que publica cartas dos leitores e assinantes da FOLHA

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS| Acompanhe as notícias de Londrina e região no canal da Folha de Londrina no WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Va8N2DN84Om5Akznga0h

========================

CIDADE FALA

Cidade Fala é o espaço da FOLHA para o leitor enviar a foto de sua cidade

A seção "A cidade fala" é um espaço para o leitor enviar suas fotografias, o registro do cotidiano de suas cidades. Envie por e-mail [email protected] ou para o Whatsapp da Redação por meio do número (43) 99869-0068

mockup