A 14 dias das eleições que definirão o novo prefeito de Londrina, a campanha eleitoral foi ofuscada pelos escândalos de corrupção ocorridos durante a última gestão municipal. A semana terminou de forma tumultuada depois de duas prisões: a do ex-prefeito José Joaquim Ribeiro (sem partido) e do ex-secretário de Gestão Pública Marco Cito. Os dois e outras 17 pessoas, incluindo o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), foram denunciados por corrupção, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, peculato e fraude em licitação.

Passados os fatos principais de mais um escândalo de corrupção registrado em Londrina, o momento pede que as atenções sejam voltadas às eleições municipais. É período de discussão de propostas e debates de ideias. A cidade precisa ser envolvida pelo clima eleitoral para que os debates sejam fomentados. É necessário discutir profundamente o futuro que queremos construir para a cidade.

Basta de corrupção. É preciso aprender com os erros dos últimos anos. Londrina já teve dois prefeitos cassados; prefeitos, secretários, vereadores e empresários foram presos envolvidos em casos de corrupção. Todo esse período pode ser encarado como um momento de depuração, de transição. Foram revelados e trazidos à tona fatos escusos ocorridos nas administrações municipais. Agora, o momento pede uma reflexão de todo esse passado para projetar o futuro. Candidatos e eleitores precisam estar comprometidos com a transparência, com a ética e com vistas ao desenvolvimento da cidade. Este é um dos principais caminhos a serem trilhados.

Os eleitores também devem fazer a sua parte. É preciso uma conscientização de que o voto é uma maneira de se construir uma cidade melhor. Antes da decisão por um determinado candidato, é preciso analisar o seu passado, conhecer suas propostas, seus compromissos e esquecer interesses e favores pessoais. O bem comum deve se sobrepor. Londrina, que sempre foi uma cidade de vanguarda, não pode continuar estagnada e afugentando investimentos.