Embora sejamos um povo de valor, que trabalha muito e é extremamente tolerante a muitas situações abusivas, é preciso reconhecer que o brasileiro, de um modo geral, não tem o hábito de planejar suas finanças pessoais, refletindo também na postura de muitos empresários, cujas finanças empresariais também não são bem gerenciadas.
Se eu pudesse mudar a mentalidade reinante da maioria de nós brasileiros sobre a falta de planejamento das finanças pessoais, eu aprovaria um projeto que inserisse uma disciplina obrigatória para o ensino médio com o título Organização e Planejamento de Finanças Pessoais, para despertar no jovem a necessidade de controlar as suas finanças, podendo atingir objetivos a médio e longo prazos.
Também aprovaria outro projeto que inserisse a disciplina obrigatória para todos os cursos do ensino superior, com o título Gestão de Finanças Básicas Empresariais, para que todos os acadêmicos tivessem uma noção clara da importância da boa gestão financeira dos negócios, independentemente do seu porte ou ramo de atividade.

mockup