A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental porque também é a língua oficial do nosso país. Cada vez mais estamos tendo divulgação a respeito disso e cada vez mais existem pessoas se informando e se formando. Os cursos de Pedagogia e de Letras precisam ter aulas de Libras, é um novo campo que está se abrindo e melhorando a formação das pessoas.
A libras possui todos os elementos das línguas orais. O alfabeto manual, na verdade, é só utilizado para quando se desconhece um sinal ou se quer soletrar o nome de uma rua, mas a língua de sinais tem sinais próprios para dizer qualquer coisa.
Como qualquer outra língua, ela precisa ser utilizada para se ganhar fluência e não ser esquecida. Existem cursos de nível básico e mais avançados, com carga horária variada e também com diferentes números de aulas por semana.

mockup