EDITORIAL: Um jornal com identidade
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 03 de maio de 2023
Folha de Londrina
Prestes a completar75 anos de circulação ininterrupta, a FOLHA tem como propósito levar a seus leitores a informação mais qualificada possível. É mais que uma missão, um princípio que possibilitou estabelecer uma relação de confiança com as mais variadas gerações que acompanharam pelas páginas do jornal todas as transformações pelas quais a sociedade vem passando ao longo de todos esses anos. Assim como fazemos de Londrina, a jovem cidade que desde seus primórdios estendeu seus braços a todos os filhos aqui chegados, uma causa, temos no exercício diário da busca pela credibilidade um propósito.
Das primeiras páginas impressas no final dos anos 40 ao processo de colorização, já na década de 90, e à entrada nas plataformas digitais a partir dos nos anos 2000, a FOLHA vem se incorporando ao processo evolutivo e cada vez mais dinâmico da comunicação. Atualmente, num momento em que as informações são disseminadas de forma instantânea - e muitas vezes irresponsável - e o acesso às ferramentas digitais é uma realidade, exercer o bom jornalismo tornou-se um desafio premente.
E é atenta à necessidade de dialogar com os mais variados públicos que buscam nos veículos de comunicação as informações mais precisas que a FOLHA renova sua identidade visual. Mantendo a essência da marca da FOLHA, um patrimônio cultural da cidade e do nosso estado, inovamos para marcarmos o nosso reposicionamento em um dos setores mais impactados pelo mundo digital.
O novo F da Folha de Londrina representa a tradição do jornal impresso aberto para as notícias do mundo, mas sem perder os traços modernos e inovadores, assim como as plataformas digitais e redes sociais. O conceito foi minuciosamente pesquisado com os próprios colaboradores e os leitores do jornal e do site, o que levou à escolha de uma logo representativa, pois conta a história do jornal e de Londrina com os símbolos da cidade inovadora, tecnológica e moderna.
Assim, a FOLHA mantém o compromisso de fazer um jornalismo de credibilidade sem ignorar a importância de continuar próxima da nova geração de leitores que está completamente inserida no universo digital e que portanto exige leituras dinâmicas, com linguagem moderna, leve e, sobretudo, informativa.
Renovamos nossa identidade sem perdê-la. Afinal, quase contemporâneas, Londrina e a FOLHA têm a mesma vocação de abraçar o novo, inquietude que marca uma cidade de vanguarda e um jornal que sempre foi referência nas redações do interior do país.
Obrigado por ler a FOLHA!