O feriado de 7 de setembro chega em Londrina com com comemoração em dose dupla. O 201º aniversário da Independência do Brasil será marcado com o desfile cívico, das 9h às 11h30, na avenida Leste-Oeste, organizado pela Secretaria Municipal de Educação.

O evento terá a participação de bandas e fanfarras, estudantes de escolas públicas e privadas, idosos, representantes de forças de segurança, membros de organizações não governamentais (ONGS), atletas, profissionais da cultura e outros.

Sete de setembro também recebe no município um festival muito tradicional, o 19º Londrina Matsuri, evento que o londrinense adora e que atrai o público também da região. Não poderia ser diferente para uma população que tanto aprecia a cultura japonesa.

A programação é bastante abrangente e agrada pessoas de todas as idades. O festival começa às 10 horas desta quinta (7), no Parque de Exposições Ney Braga, e comemora a chegada da primavera. Serão quatro dias de muitas atividades e atrações, terminando no domingo (10). A expectativa de público, segundo os organizadores, é de 30 mil pessoas.

Em 2023, o Londrina Matsuri lembra também os 115 anos da imigração japonesa (Imin 115). Vale a pena aproveitar o feriado, que para uma parcela da população se estende também na sexta-feira, para visitar o festival que tem a importante missão de preservar, difundir e integrar a cultura oriental entre os brasileiros, através da música, dança, oficinas, workshops, tecnologia e gastronomia.

Nos três palcos montados no Ney Braga ( Sakurá, Himawari e Hanabi) serão apresentados o tradicional e o pop japonês com mais de 60 atrações culturais diversificadas nestes dois estilos. A todo o momento um espetáculo, uma oficina, uma palestra, uma dança é iniciada nos espaços. Do tradicional Bon Odori ao concurso de Cosplay, passando pelos grupos de taikos (tambores orientais).

Assim como a Expo Japão, que acontece em junho, na Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina), o Londrina Matsuri é uma grande oportunidade para Londrina reforçar os laços com o Japão, lembrando que a cultura japonesa está ligada fortemente com a história do município e com o desenvolvimento econômico da região.

Obrigado por ler a FOLHA!