A Prefeitura de Londrina apresentou na manhã de quarta-feira (22) o novo Plano Municipal de Turismo, elaborado com o apoio de entidades do setor.

A solenidade na prefeitura marcou também a despedida de Alex Canziani da Codel, (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), que parte para Curitiba para assumir, no dia 3 de junho, a Secretaria de Estado de Inovação e Transformação Digital.

Segundo Canziani, o Plano Municipal de Turismo será uma ferramenta importante para dar um norte para o setor, que se transforma rapidamente. “Temos um potencial muito grande no setor de eventos, nos esportes e em outras segmentações. E esse plano, construído com a colaboração de todos os agentes desta cadeia, vai dar condições de explorarmos todos os nossos pontos fortes”, avalia.

O turismo tem potencial para movimentar a economia de Londrina e de toda a região metropolitana. Por isso, a importância de se elaborar um plano específico para o município, respeitando as suas especificidades, e atuando sobre o real potencial e vocações.

Um plano municipal identifica os pontos fortes (que serão ainda mais valorizados) e fracos (que poderão ser trabalhados e melhorados). Ele também orienta investimentos para melhorias necessárias.

O turismo é uma excelente forma de promover e preservar os recursos naturais, históricos e culturais, além de atrair mais visitantes, impulsionando a economia local. Também é um importante gerador de empregos, começando por hotelaria, gastronomia, entretenimento, comércio e transportes.

E além da movimentação da economia local e da preservação das riquezas históricas, culturais e ambientais, o turismo pode trazer um outro benefício importante para quem mora na cidade.

Estamos falando da necessidade de melhorar a infraestrutura local, pois a demanda do bom atendimento aos turistas certamente levará a um upgrades nas estradas, aeroportos, transporte público e outras áreas. Visitantes e residentes saem ganhando quando o setor do turismo é fortalecido.

Obrigado por ler a FOLHA!