O potencial do setor de turismo para alavancar a economia e o desenvolvimento social de uma região é inquestionável. Por isso, investir nesse setor em grande crescimento no mundo inteiro é uma decisão inteligente e acertada. O Brasil e o Paraná têm muito o que crescer em comparação a outros países, pois mesmo com belos destinos como Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Salvador, entre tantos outros, ainda não figuramos entre as 10 primeiras nações que mais recebem visitantes estrangeiros, segundo o Barômetro Mundial de Turismo da OMT (Organização Mundial do Turismo), reproduzido pela National Geographic.

Os pesquisadores da OMT estimam que 235 milhões de turistas viajaram internacionalmente nos primeiros três meses de 2023, pelo mundo, mais que o dobro do mesmo período de 2022. O ranking dos países mais visitados por estrangeiros, feito pela OMT, é liderado pela França. Na sequência estão Espanha, Estados Unidos, China, Itália, Turquia, México, Tailândia, Alemanha e Reino Unido.

Assim, é acertada a decisão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa do Paraná, que aprovou na sessão de terça-feira (10) três propostas de autoria do Executivo estadual que pretendem criar mecanismos para fomentar o setor turístico no Estado.

As matérias tratam dos segmentos de eventos, infraestrutura e viagens. Entre os objetivos estão o estímulo a circulação interna de passageiros, o oferecimento de estrutura física e a contratação de pessoal para realização de festividades locais. Essas matérias, que tramitam em regime de urgência, foram aprovadas por unanimidade.

A primeira proposta aprovada é o projeto de lei 436/2023, que institui o Programa Paraná Mais Eventos. Também avançaram o projeto de lei 437/2023, que institui o Programa Paraná Mais Viagem e o projeto de lei 438/2023, que institui o Programa Paraná Turismo Mais Infraestrutura.

A rica diversidade geográfica e cultural do Paraná oferece um imenso leque de experiências aos visitantes, desde turismo de aventura, rural e religioso, passando por deslumbrantes paisagens, como as Cataratas do Iguaçu, até cidades históricas, como Paranaguá e Morretes. Há muito o que ser explorado pelos turistas estrangeiros, de outras regiões do Brasil e mesmo por paranaenses que ainda desconhecem tantas belezas e pontos interessantes do Estado.

O turismo gera empregos em diversas áreas, como guias profissionais do setor de alimentação e hospedagem, além do comércio. Isso fortalece a economia e proporciona oportunidades para a população. Lembrando que ao se investir nessa área, além de promover o desenvolvimento local, é possível conscientizar para a preservação ambiental e cultural.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!