A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, representada pelos deputados estadual Tiago Amaral (PSD) e federal Diego Garcia (Republicanos), participou de reunião em Brasília, na quarta-feira (4), com representantes da Infra S/A, empresa do Governo Federal que trata de obras, planejamento e projetos para o setor de infraestrutura de transportes.

A viagem à capital federal foi mais um capítulo em defesa de obras importantes para a região: o Contorno Leste de Londrina, a duplicação completa da PR-445 e a reforma no Aeroporto de Londrina, incluindo a instalação do equipamento de segurança chamado ILS. Do lado da Infra, participou da reunião o engenheiro civil e diretor de Planejamento, Cristiano Della Giustina.

Hoje, uma das grandes preocupações é a duplicação total da PR-445, pois o governo do Estado e o Ministério dos Transportes precisam encontrar um modo de completar a obra antes da contratação da nova concessionária do pedágio.

A Infra S/A deu uma sinalização positiva, segundo Tiago Amaral. A empresa estatal disse que o Governo do Estado pode trazer garantias sobre prazo e capacidade financeira em relação a essa execução, abrindo espaço para poder caminhar com a autorização por parte da estatal para que o Governo do Estado faça a obra inteira.

Atualmente, o o governo do Paraná duplica o trecho entre Mauá da Serra e Lerroville e prevê liberar os primeiros 10 quilômetros para o tráfego ainda este ano. Já os 23 quilômetros entre Lerroville e Irerê ainda não têm obras. Como a rodovia foi cedida ao Governo Federal e incluída no lote 3 da concessão para a iniciativa privada, a obra teria de ficar para a futura concessionária. O leilão está previsto para o primeiro trimestre de 2024.

De acordo com o modelo da concessão, a empresa vencedora teria até o terceiro ano do contrato para começar os trabalhos. Ou seja, somente após 2026. Com a sinalização da Infra S/A, o deputado Tiago Amaral disse que vai conversar com o governador Ratinho Junior e o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Sobre o Contorno Leste, outra luta da comissão, o desejo é que a obra seja incluída nas obrigações da futura concessionária. Quanto às obras no Aeroporto de Londrina, o novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, prometeu colocar sua equipe para acompanhar o contrato com a concessionária CCR e também para levantar as informações sobre a implementação do ILS.

As três obras são reivindicações antigas da população e prioritárias para os municípios da região de Londrina porque trazem impactos positivos como o desenvolvimento econômico e social, além de segurança em dois modais de transporte, o rodoviário e o aéreo.

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