EDITORIAL: Obra no aeroporto de Londrina chega à reta final
Membros do Grupo de Trabalho do Aeroporto de Londrina e do poder público fizeram uma visita técnica para conferir o andamento das obras
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de outubro de 2024
Membros do Grupo de Trabalho do Aeroporto de Londrina e do poder público fizeram uma visita técnica para conferir o andamento das obras
Folha de Londrina
A FOLHA traz nesta terça-feira (1) a informação que Londrina e região tanto aguardam. A reforma e ampliação do Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, está chegando à sua fase final e a concessionária que administra o Terminal, a CCR, considera entregar a nova estrutura no mês de novembro. Com mais de 90% das obras concluídas, a sala de embarque foi inaugurada em setembro, e a expectativa é de que a nova pista e o pátio das aeronaves estejam prontos ainda em outubro.
Na semana passada, membros do Grupo de Trabalho do Aeroporto de Londrina e do poder público fizeram uma visita técnica para conferir o andamento das obras. Para o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, foi possível constatar que o trabalho está caminhando de forma rápida, com segurança e qualidade. Segundo ele, a prefeitura vem contribuindo de maneira a agilizar os procedimentos administrativos para licenciamento das obras. De acordo com o secretário, o cronograma do contrato existente entre a CCR e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está sendo cumprido.
Esteves destaca que os usuários do aeroporto já estão percebendo o resultado das obras, principalmente em relação à área de embarque e desembarque, que ficou mais confortável e ampla. Ressalta também a instalação de uma esteira de bagagens maior e que um segundo equipamento pode ser instalado se houver necessidade.
O secretário pontua ainda que houve uma grande ampliação no espaço destinado às lojas e serviços. O coordenador do Grupo de Trabalho do Aeroporto de Londrina, Nicolás Mejía, que é superintendente da Folha de Londrina, cometa a magnitude e a velocidade com que trabalho vem sendo executado e lembrou a notoriedade que a obra tem para Londrina.
O impacto positivo dessas melhorias se estende para além dos limites do Terminal. A ampliação da pista, que adiciona 150 metros à estrutura atual, e a instalação de novas tecnologias, como o PAPI (sistema de auxílio à navegação aérea) e a infraestrutura para o ILS, são intervenções que reforçam o compromisso com a segurança e a eficiência no transporte aéreo.
A celeridade na execução das obras reforça a a importância estratégica do aeroporto de Londrina. O local é motivo de orgulho para a cidade e um polo fundamental de conexão para toda a região, facilitando o fluxo de pessoas e bens e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
Obrigado por ler a FOLHA!