EDITORIAL: O show dos Titãs, o Estádio do Café e o turismo musical
A música pode ser uma grande resposta para cidades que procuram impulsionar a sua economia por meio do turismo
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de outubro de 2023
A música pode ser uma grande resposta para cidades que procuram impulsionar a sua economia por meio do turismo
Folha de Londrina
O período pós-pandemia evidenciou o quanto pessoas do mundo inteiro estão dispostas a pagar e viajar seguindo aquele contexto de "aproveitar a vida agora antes que seja tarde demais". Nesse sentido, ninguém é louco de subjugar o poder de eventos culturais no impulsionamento de economias municipais e até regionais. Não por menos, mundo afora vários jornais e sites de notícias têm perguntado, no rasto do sucesso das turnês internacionais de Beyoncé e Taylor Swift, como as duas cantoras poderiam salvar a economia por onde passam os seus shows.
A música pode ser uma grande resposta para cidades que procuram impulsionar a sua economia por meio do turismo. Basta perceber o quanto os fãs estão dispostos a viajar e gastar para ver o show de seu ídolo. Os municípios se beneficiam desses turistas que gastam dinheiro em hotéis, restaurantes, bares, comércio local e transporte. Basta verificar que os eventos serão os responsáveis para alavancar o PIB (Produto Interno Bruto) da cidade do Rio de Janeiro em 3,3% este ano de 2023.
Londrina, cidade de muitos festivais artísticos, poderia se beneficiar mais do turismo cultural. No sábado (7), começa o Festival de Dança de Londrina, evento que vai trazer companhias brasileiras e internacionais.
Na segunda-feira (2), a FOLHA trouxe uma reportagem lembrando que antes do show dos Titãs, que acontecerá no Estádio do Café, no dia 8 de dezembro de 2023, o espaço icônico do futebol londrinense foi palco de apresentações de outros artistas de renome nacional.
Ao contrário do que muita gente pensa, a turnê dos Titãs não será a primeira vez que o Café será palco de um show musical. O espaço, administrado pela Fundação de Esportes do município, recebeu, em agosto de 1985, um show da boy band Menudo, além de apresentações das estrelas televisivas Os Trapalhões e Xuxa. Outro fenômeno que atraiu milhares de fãs ao estádio foi o show dos sertanejos Zezé Di Camargo & Luciano, Leandro & Leonardo e Chitãozinho & Xororó, que se apresentaram juntos, em novembro de 1996, com o projeto “Amigos”.
A iniciativas de trazer os Titãs para o Estádio do Café pode ser uma oportunidade para colocar Londrina na rota de shows grandiosos. É claro que sempre haverá a polêmica que outras cidades já enfrentam, se o estádio é espaço para jogo ou show? E como preservar ou recuperar o gramado.
Mas é preciso observar que os estádios multiuso são uma realidade em qualquer país do mundo e o Brasil entre eles. Basta ver a programação de show do Allianz Parque, em São Paulo, ou do Couto Pereira, em Curitiba. Inclusive, os dois locais receberão em dezembro o ex-Beatle Paul McCartney para apresentações que arrastarão pessoas de várias partes do país e de países vizinhos para ouvi-lo cantar.
Em Londrina, o espetáculo marcado para o dia 8 de dezembro vai mostrar como será o Café transformado de estádio de futebol para palco de show. Por enquanto, só a certeza de que o estádio vai ver o maior público dos últimos anos.
Obrigado por ler a FOLHA!