Londrina abriu em julho 718 vagas de trabalho com carteira assinada. Este foi o terceiro melhor resultado do ano até agora, segundo os dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado de 2023, o município contabiliza a criação de 5.313 vagas formais e nos últimos 12 meses o saldo é de 7.926.

O Caged foi criado pelo Ministério do Trabalho como instrumento para que o governo e a população possam acompanhar e fiscalizar processos de admissão e de demissão de trabalhadores contratados com carteira assinada.

Em relação a junho de 2023, o mercado de trabalho londrinense apresentou crescimento no número de ofertas de emprego. Em junho, o relatório apontou a criação de 589 vagas contra 718 no mês passado. Mas na comparação com julho de 2022, houve queda no saldo de empregos. Em julho do ano anterior, o levantamento havia registrado 978 novos postos.

O setor de serviços liderou as contratações no município no mês passado, com 515 vagas. Na sequência, estão comércio (164), indústria (27) e construção (19). Entre os cinco grandes grupos de atividades econômicas avaliados, apenas a agropecuária teve recuo, com -7 postos de trabalho.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, destacou o padrão de crescimento dos postos de trabalho na cidade. "Essa sequência de meses positivos é muito mais importante do que um número muito alto em um mês específico. Há uma constância", avaliou.

Santos lembrou que as ofertas de trabalho seguem elevadas, com cerca de 500 oportunidades, em média, por semana, e acredita que os bons resultados na geração de trabalho devam se manter nos próximos meses, contribuindo para que o balanço final de 2023 supere os números de 2022, quando foram contabilizados mais de oito mil vagas formais.

No setor de serviços, que mais gerou vagas em Londrina no mês de julho, o destaque são bares e restaurantes. Um alívio para um segmento que muito sofreu durante a pandemia do coronavírus.

A constância do padrão de crescimento do Caged dá esperança às pessoas que estão sem trabalho - o desemprego é, certamente, o lado mais cruel de uma crise econômica.

O brasileiro que busca por um emprego com carteira assinada precisa contar com essa previsibilidade, que aponta para serenidade e credibilidade, características muito importantes para um país que deseja voltar a crescer em altos índices.

Obrigado por ler a FOLHA!