A cada ano em que a produção agrícola brasileira cresce, o país vai ganhando a qualificação de "celeiro do mundo". Esse título não é novo e a sua criação é atribuída ao ex-presidente Getúlio Vargas, que vislumbrava a vocação do Brasil para, no futuro, se tornar um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

A pujança do Brasil como produtor de alimentos foi o mote central do 19º Encontros Folha, que aconteceu na última terça-feira (8), no Centro de Eventos do Aurora Shopping, com o tema “Celeiro do Mundo - Os Caminhos para o Brasil Alimentar o Planeta e o Papel do Norte do Paraná entre os Grandes Produtores”.

Extremamente rico em conteúdo, o 19º Encontros Folha extrapolou na missão de tratar da questão de ser o "celeiro do mundo" para tratar também dos desafios de se tornar também o "supermercado do mundo". A capacidade e o potencial do agronegócio e da indústria caminharem juntos está comprovada com sucesso.

O evento contou com a presença da coordenadora de ambientes de inovação, da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), Isabel Regina Flores Carneiro, como palestrante; e do presidente da SRP (Sociedade Rural do Paraná), Marcelo Janene El-Kadre, e do superintendente comercial da Integrada Cooperativa Agroindustrial, João Bosco de Souza Azevedo, como painelistas. A mediação ficou a cargo de Lucas Ferreira, consultor do Sebrae Paraná e gestor dos projetos de Agronegócio e de indústria de alimentos.

Quem acompanhou a palestra e o painel do último Encontros FOLHA compreendeu sobre o quanto o agro se desenvolveu, até mais do que vários outros setores da economia no Brasil. Desenvolvimento que alinha pesquisa científica, avanço tecnológico, incentivos, inovação, dedicação, trabalho e muita vontade de crescer.

No Encontros Folha, algumas palavras-chave ajudaram a entender esse novo cenário do agro: foodtechs, nome dado às empresas com foco em tecnologia de alimentos; plant-based, que serve para designar os alimentos desenvolvidos a partir de matérias-primas vegetais; e proteínas alternativas.

Nesta edição, a Folha de Londrina traz a cobertura completa da 19ª edição do Encontros, tratando também do papel que Londrina e o Norte do Paraná tiveram e ainda têm na evolução do agronegócio, lembrando que, em 2019, Londrina recebe a chancela do Ministério da Agricultura e Pecuária como Polo de Inovação.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!