"O papel aceita tudo". Trata-se de uma frase bastante popular no Brasil, dita quando se duvida que uma promessa será cumprida. É mais ou menos o que acontece em uma campanha eleitoral, quando os candidatos "soltam palavras ao vento" (outra expressão muito popular por aqui) e se comprometem com algo que depois não conseguem ou não querem realizar.

Por alguns anos, Londrina viu sua representatividade política enfraquecer enquanto prefeitos eram afastados da função por denúncias de corrupção e fraudes.

Esses sucessivos escândalos presenciados pelos londrinenses acabaram por afastar homens e mulheres do debate político, postura bastante equivocada, pois o sucesso de uma administração pública depende muito do acompanhamento, da cobrança e da fiscalização popular.

Mas tudo indica que esse distanciamento entre sociedade civil e classe política ficou para trás. Lideranças de Londrina e região convidaram seus representantes do Norte do Paraná na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal para prestarem contas sobre como têm tratado, dentro de sua alçada, as principais reivindicações da comunidade.

Infraestrutura, segurança, saúde, tecnologia e inovação estavam entre os assuntos mais discutidos no encontro realizado pela SRP (Sociedade Rural do Paraná), em Londrina, na quinta-feira (29). Nessa primeira reunião estavam presentes três dos quatro deputados estaduais eleitos com os votos do Norte do Paraná: Cloara Pinheiro (PSD), Tercilio Turini (PSD) e Tiago Amaral (PSD). Na segunda-feira (3) será a vez dos deputados federais comparecerem à SRP para explicarem como andam os projetos destacados pelos representantes da sociedade civil organizada.

O presidente da SRP, Marcelo Janene El-Kadre, demonstrou em um desabafo o sentimento de muitos londrinenses: “Acho importante a gente externar o que está esperando deles. Estamos ficando muito para trás. Nossas demandas não estão sendo atendidas porque não estamos cobrando. Temos o direito de exigir”.

Há várias formas do cidadão acompanhar e fiscalizar o trabalho dos políticos eleitos. Informar-se sobre o que acontece na sua região e no seu Estado é essencial, assim como enviar e-mail com mensagens para os seus eleitos, participar de audiências públicas e procurar conhecer bem o candidato para quem deseja confiar o seu voto. São ações possíveis que fazem a diferença.

Obrigado por ler a FOLHA!