Ninguém discorda da importância da infraestrutura para o desenvolvimento social e econômico de um estado. Elas significam qualidade de vida e logística eficiente, dois quesitos essenciais para atrair investimentos, concretizar grandes negócios e movimentar a economia.

O Norte do Paraná é uma região que vem sofrendo por muito tempo as consequências de uma infraestrutura deficitária. Tanto que lideranças políticas e empresariais se uniram, em 2017, e criaram a Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura do Norte do Paraná, cujo objetivo é acelerar as obras e projetos prioritários para a expansão econômica da região.

A Folha de Londrina está presente nessa comissão e vem atuando fortemente no sentido de dar voz à sociedade paranaense, mostrando as reais necessidades de melhoria da nossa infraestrutura.

Assim, é bem recebido o anúncio feito pelo governador Ratinho Junior de um pacote de investimento na ordem de R$ 3,4 bilhões em infraestrutura em diversas regiões do Paraná. Elas serão licitadas em 2023 para início no ano que vem. Estão previstas pavimentações e melhorias de rodovias e vias urbanas, além da construção de pontes e viadutos, modernização de estradas rurais e novas estruturas portuárias para potencializar o setor.

São 16 obras rodoviárias do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), além de um pacote de revitalização de 195 pontes e obras rodoviárias (trincheiras e viadutos), implementação do Moegão no Porto de Paranaguá e pavimentação de mais cerca de 75 quilômetros de estradas rurais, atendendo de 20 a 30 municípios.

Também faz parte do pacote um aporte de R$ 100 milhões em projetos para dar início formal a novas obras em todas as regiões. É dessa reserva que o governo promete concluir a duplicação da PR-445 entre Irerê e Lerroville e promover restaurações nas rodovias que ligam Rolândia a Porecatu (Norte), Jaguariaíva a Santo Antônio da Platina e Santo Antônio da Platina a Andirá (ambas no Norte Pioneiro).

São obras importantes, com um grande pacote de revitalização, ações necessárias enquanto se aguarda a conclusão do processo de concessão das rodovias do Paraná para a administração privada.

Investir em infraestrutura é importante para promover o desenvolvimento do Estado, permitir um melhor escoamento da safra e gerar empregos. No entanto, não podemos esquecer que é preciso vencer também os desafios de produtividade e, neste caso, o olhar precisa se voltar também para a educação.

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