EDITORIAL: Não esquecer da política local
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023
Folha de Londrina
A Câmara de Londrina realizou nesta quinta-feira, com a presença do prefeito Marcelo Belinati, a abertura oficial do ano legislativo. Em seu discurso, o prefeito manteve o tom de otimismo que tem demonstrado publicamente sobre as contas do município. Segundo ele, será divulgado em breve “o maior superávit da história”. O dado será relativo às contas municipais de 2022.
Além disso, conforme Belinati, informações prévias já indicam que a Caixa de Assistência e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina, a Caapsml, fechou o último ano com as contas no azul. São notícias animadoras em um momento em que as contas públicas estão no centro de muitos debates políticos, principalmente na esfera federal.
Mas temas mais complexos também estiveram nos discursos de abertura dos trabalhos da Câmara. Belinati abordou o caso da votação das nove leis complementares do Plano Diretor. Ele disse que os textos vão chegar aos vereadores até o fim de junho. Em entrevista aos jornalistas que acompanharam a sessão, o prefeito afirmou que têm ocorrido divergências conceituais entre os próprios órgãos municipais responsáveis pelas propostas que serão levadas à Câmara.
Na pauta do Legislativo, há questões consideradas espinhosas. É o caso do reajuste com base na inflação do salário dos vereadores e a reavaliação do número de cadeiras de parlamentares, temas que estão na agenda do presidente da Casa, Emanoel Gomes. Ele avisou que quer avançar com essas pautas antes que seu mandato termine, em dezembro de 2024.
Após os atos de 8 de janeiro, em Brasília, a política nacional chama atenção com a temperatura das pautas que surgem a todo momento. Mas sabemos o quanto é importante para o cidadão com o que acontece ao seu redor e acompanhar o legislativo e o executivo municipal, setores que têm o poder de impactar diretamente a vida dos munícipes.
Obrigado por ler a FOLHA!

