Se a evolução digital transformou o modo como as pessoas se relacionam, as novas tecnologias e a conectividade também provocaram mudanças no ambiente educacional. Foi sobre esse cenário que os painelistas e participantes da 16ª edição do EncontrosFolha se debruçaram, na última terça-feira (13), e debateram o tema "Inovação, Tecnologia e Conectividade em Educação".

A cobertura do evento, realizado pelo Grupo Folha de Londrina, chega ao leitor nesta edição do fim de semana (17 e 18) no jornal impresso e também no site. Um time importante de especialista reuniu-se no Centro de Eventos do Aurora Shopping.

Os palestrantes convidados foram Flávio Tavares, fundador e CEO da Upper; Silvana Rodrigues Quintilhano, docente na área de Educação da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e Fernando Accorsi, docente da área de TI do IFPR (Instituto Federal do Paraná).

Os objetivos, trazer soluções em um cenário onde os estudantes são impactados constantemente por novas tecnologias e discutir inovação em sala de aula, seja em escolas públicas ou privadas, foram alcançados com primazia. O EncontrosFolha, programa realizado desde 2014 pelo grupo para discutir as soluções para os principais problemas que impactam o desenvolvimento social e econômico do Norte do Paraná, tem contribuído em muitas questões que o estado precisa avançar.

No caso da área de educação, falamos com propriedade pois há quase três décadas levamos o jornal impresso para as escolas públicas municipais, por meio do projeto Folha Cidadania, com o intuito de incentivar o hábito de leitura entre as crianças e ajudar os professores a usarem o periódico para trabalhar vários conteúdos em sala de aula.

Importante destacar que a 16ª edição do Encontros não termina neste fim de semana com a publicação da reportagem especial. É compromisso da FOLHA continuar trazendo as principais propostas discutidas durante o evento para reportagens posteriores. Entre as principais moções, estão:

- o resgate da autoralidade, instigando educadores e educandos a buscarem ferramentas para colocar os dons e os talentos individuais a serviço da sociedade.

- dentro do conceito de ADucation, termo resultante da fusão entre a propaganda (advertising, em inglês) e a educação, fortalecer os veículos de imprensa, como o jornal, como ferramenta educacional.

- Multiplicar o conceito de lifelong learning (“aprendizado ao longo da vida”).

- Difundir o conceito de metodologias ativas de aprendizagem, em que os professores são inventores dentro de contextos em que nem sempre a tecnologia é protagonista.

- Incentivar o uso da informática pelas escolas e despertar nas crianças o gosto por estudá-las, para que no futuro mais jovens sintam-se motivados a trabalhar nessa área.

Obrigado por ler a FOLHA!