Uma semana após a realização do 20º Encontros Folha, que recebeu o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, para falar sobre a demanda do setor para a região norte do Estado, o titular da pasta anunciou que esteve em Brasília e conseguiu comprometimento do governo federal em priorizar a instalação do ILS no Aeroporto de Londrina.

Em reunião em Brasília com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o secretário Sandro Alex ouviu que a destinação de um ILS para o Aeroporto de Londrina é tratada como prioridade pela pasta, em Brasília.

Costa Filho detalhou os trâmites do processo em Brasília. “Isso será uma prioridade nossa aqui no ministério. Já estamos dialogando com a SAC, com o secretário da Aviação Juliano Norman, para que, em caráter emergencial, a gente possa ouvir o Decea para o quanto antes nós buscarmos uma solução e autorizar o ILS para que a gente possa operar o Aeroporto de Londrina, tendo em vista a importância que o aeroporto tem para o turismo, para o desenvolvimento econômico, para o turismo de negócios, que é crescente na região, e a gente poder avançar no desenvolvimento, não só de Londrina, mas do Estado do Paraná”.

O ILS auxilia pousos de aeronaves em condições climáticas desfavoráveis. Desde que a CCR Aeroportos anunciou as obras de reforma e ampliação do terminal aeroportuário, um investimento de R$ 185 milhões, a instalação do equipamento voltou a ser objeto de discussões e polêmica, principalmente quando em setembro, o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), da FAB (Força Aérea Brasileira), informou que não há previsão para a aquisição e instalação do ILS no aeroporto de Londrina.

Mas durante sua palestra no Encontros Folha, Sandro Alex garantiu a instalação do equipamento. “O edital [de concessão do aeroporto] prevê a infraestrutura e é a empresa que executa a infraestrutura, mas é o órgão de controle que coloca o equipamento. Ainda que alguém de lá discorde, a não execução implica um processo de improbidade”, disse o secretário na ocasião. “O governo do Paraná é não só o fiscal, como é o avalista do ILS. Eu sou o avalista, então quero garantir que Londrina terá ILS ou alguém vai ter que ir para a cadeia.”

O Aeroporto de Londrina, que leva o nome do ex-prefeito e ex-governador José Richa, é alvo de constantes críticas dos moradores e setor produtivo justamente por ser um dos fatores limitantes do desenvolvimento econômico regional, já que a qualidade da infraestrutura deixa a desejar. E a falta do ILS é uma "questão" que já dura três décadas.

Esse comprometimento por parte do ministro Silvio Costa Filho para a instalação do ILS em Londrina é um alento, mas esperamos comemorar em breve a notícia oficial desse anúncio tão esperado para o Norte do Paraná.

Obrigado por ler a FOLHA!