A expectativa por excelentes negócios no setor espacial está nas alturas. O otimismo não é por acaso, pois recentemente um relatório do banco Citi projetou que as empresas ligadas à indústria espacial devem movimentar até 2040, em todo o mundo, cerca de US$ 1 trilhão.

Foi pensando nesse mercado que Londrina se preparou para sediar o primeiro curso de Desenvolvimento de Negócios com Produtos e Serviços Espaciais do Brasil, capacitação profissional ofertada pelo IFPR (Instituto Federal do Paraná). O lançamento ocorreu nesta terça-feira (6), em evento que contou com a presença de entidades nacionais como a AEB (Agência Espacial Brasileira).

A primeira turma deverá ter 40 alunos e o edital para preenchimento dessas vagas será divulgado nos próximos dias. Em entrevista à imprensa, o chefe de Inovação e Empreendedorismo do IFPR, Rodolfo Barriviera, explicou que poderão participar estudantes com 18 anos ou mais e ensino médio completo. As aulas serão nas segundas e quartas-feiras, no período da noite, no campus da instituição, localizado na avenida da Liberdade, 855, zona norte de Londrina.

O IFPR também vai divulgar um edital para a seleção dos professores que ministrarão as aulas. A princípio, o corpo docente será formado por professores de concursos federais.

É o primeiro curso do Brasil visando despertar empreendedores desse mercado. Os estudantes terão 200 horas/aula e receberão informações tecnológicas, empreendedoras e vão criar startups.

O presidente da AEB, Carlos Augusto Teixeira de Moura, explicou, durante a coletiva de imprensa, que o setor aeroespacial é reconhecido, nacionalmente, como um dos que mais multiplicam investimentos.

Engana-se quem pensa que o mercado espacial se restringe à construção de satélites e foguetes. Moura lembrou que esse mercado conta também com uma vasta gama de prestação de serviços, "que é o que a gente faz com as informações que vêm ‘lá de cima’”. Esta aí a oportunidade que Londrina começa a vislumbrar. Lembrando ainda de um segmento que promete emoções e investimentos, o turismo espacial.

A economia espacial está "logo ali" e ganha espaço nessa acelerada expansão comercial quem conseguir enxergar primeiro as oportunidades que o futuro já começa a apontar. Em algumas semanas, 40 mulheres e homens com mais de 18 anos começarão em Londrina uma jornada de aprendizado cujo principal requisito será a sensibilidade para imaginar o dia de amanhã. Boa viagem!

Obrigado por ler a FOLHA!